Formação e capacitação em propaganda e marketing.

Data de Apresentação:26/05/2017 Autor: André Giovanini Antas
Formação do Formador
Prof. Dr. Roberto Kanaane

Prof. Dr. Roberto Kanaane

Prof. Dr. Edmir Kuazaqui

Profª. Drª. Senira Anie Ferraz Fernandez

ANTAS, A. G. Formação e capacitação em propaganda e marketing. 167 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017.

A trajetória histórica possibilita organizar e entender fatos relevantes ocorridos favorecendo a compreensão do presente. Constata-se carência de pesquisas na área do marketing, sobretudo no que tange às práticas docentes propostas para a formação de profissionais capazes de suprir as demandas de mercado. Por conseguinte, este trabalho visa colaborar com a ampliação da literatura existente acerca do tema. O problema de pesquisa neste estudo é caracterizar as tendências presentes na formação e capacitação do docente em Propaganda e Marketing. Como objetivos específicos, buscou-se caracterizar o perfil psicográfico do profissional de propaganda e marketing e analisar os programas de ensino do referido curso e sua relação com o mercado de trabalho.

Para atingir os objetivos propostos e responder ao problema de pesquisa, levantou-se o contexto histórico do marketing, suas características atuais, buscou-se a atualização do conceito de suas características, tendências e perspectivas, bem como a caracterização da formação e capacitação em marketing e respectivas práticas docentes frente às demandas de mercado. As principais constatações se deram quanto à relevância da qualificação docente e sua atualização constante no tocante ao domínio de novas tecnologias e domínio de novos saberes; à prática reflexiva, propiciando as remodelações requeridas nas estratégias e ferramentas utilizadas na prática docente; à magnitude da construção e socialização de novos conhecimentos.

Quanto ao perfil psicográfico requerido dos profissionais de Propaganda e Marketing, destacam-se: a conveniência do domínio de tecnologia da informação e comunicação (TIC); a busca pelo desenvolvimento profissional; tendências mercadológicas relacionadas à produção anúncios. Verificou-se que a Instituição de Ensino Superior pesquisada se preocupa com os aspectos apontados nesse estudo, implicando na avaliação constante dos resultados obtidos em comparação com os objetivos propostos em seu Projeto Pedagógico de Curso.

Educação profissional

Ensino de Marketing