Educação profissional e tecnologias digitais: interação docente em ambientes virtuais de aprendizagem

Data de Apresentação:19/03/2024 Autor: Mohamed Kassem Saleh
Formação do Formador
Profa. Dra. Rosália Maria Netto Prados

Profa. Dra. Rosália Maria Netto Prados - CEETEPS

Prof. Dr. Sandro Luis da Silva - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez - CEETEPS

SALEH K. Mohamed. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGIAS DIGITAIS: PROCESSO DE COMUNICAÇÃO DOCENTE EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. 78 f. Projeto Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024.

Este trabalho é parte de pesquisa desenvolvida no projeto Saberes e Trabalho Docente, da linha de pesquisa Formação do Formador, no Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, cuja área de concentração é Educação e Trabalho. A pesquisa propõe uma discussão sobre o trabalho docente que se utiliza dos materiais didáticos tradicionais como livros e apostilas técnicas, para ensino de determinados fenômenos da física que são necessários para entendimento e aprendizado de conceitos de eletricidade e eletrônica,  propondo ao docente que a utilização de linguagens tecnológicas contemporâneas, como a escrita associada a figuras que possuam movimentos, a vídeos que demonstrem experiências práticas, e o uso de simuladores simultaneamente a aulas práticas, tornam as aulas mais dinâmica e estimulam o interesse do aluno na busca do conhecimento. A pesquisa é relevante, pois se faz necessária uma atualização quanto aos saberes e trabalhos docentes devido aos hábitos contemporâneos para uso de dispositivos móveis sem fio para ensino e aprendizado que se conectem à internet e que podem ser acessar materiais didáticos dinâmicos e compatíveis com tais dispositivos. A pesquisa fundamenta-se na interface entre Educomunicação, Educação Profissional e nas Tecnologias de Comunicação e da Informação. O objetivo é compreender como a multissemiose de linguagens em materiais didáticos, com conteúdo técnico, disponibilizado de forma on-line, em plataformas digitais, proporcionam maior interatividade entre docentes e discentes, na educação profissional, promovendo a construção de conhecimento. O método da pesquisa é exploratório, de abordagem qualitativa, pois se trata de uma pesquisa descritiva, de natureza aplicada, sobre tecnologias digitais e ambientes virtuais de aprendizagem na área de Eletrônica e aplicações educacionais. A pesquisa revela que os melhores resultados para a construção do conhecimento na formação técnica de cursos baseados em conceitos da física, são obtidos com uso da Educomunicação como prática pedagógica e na formação docente, aplicados em aulas e em materiais didáticos compostos por linguagens visuais, dinâmicas e interativas. O produto desta pesquisa é uma proposta de atualização profissional para capacitação dos professores com incentivo ao uso dos recursos tecnológicos com materiais didáticos verbo visuais interativos, a partir de um levantamento de materiais didáticos por meio de ferramentas digitais on-line.

Materiais Didáticos Digitais. Tecnologia Na Educação. Ambientes Virtuais de Aprendizagem