Profa. Dra. Rosália Maria Netto Prados - CEETEPS
Prof. Dr. Sandro Luis da Silva - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez - CEETEPS
SALEH K. Mohamed. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGIAS DIGITAIS:
PROCESSO DE COMUNICAÇÃO DOCENTE EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. 78
f. Projeto Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação
Profissional. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo,
2024.
Este trabalho é parte de pesquisa desenvolvida
no projeto Saberes e Trabalho Docente, da linha de pesquisa Formação do
Formador, no Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação
Profissional, cuja área de concentração é Educação e Trabalho. A pesquisa
propõe uma discussão sobre o trabalho docente que se utiliza dos materiais
didáticos tradicionais como livros e apostilas técnicas, para ensino de
determinados fenômenos da física que são necessários para entendimento e
aprendizado de conceitos de eletricidade e eletrônica, propondo ao docente que a utilização de
linguagens tecnológicas contemporâneas, como a escrita associada a figuras que
possuam movimentos, a vídeos que demonstrem experiências práticas, e o uso de
simuladores simultaneamente a aulas práticas, tornam as aulas mais dinâmica e
estimulam o interesse do aluno na busca do conhecimento. A pesquisa é
relevante, pois se faz necessária uma atualização quanto aos saberes e
trabalhos docentes devido aos hábitos contemporâneos para uso de dispositivos
móveis sem fio para ensino e aprendizado que se conectem à internet e que podem
ser acessar materiais didáticos dinâmicos e compatíveis com tais dispositivos.
A pesquisa fundamenta-se na interface entre Educomunicação, Educação
Profissional e nas Tecnologias de Comunicação e da Informação. O objetivo é
compreender como a multissemiose de linguagens em materiais didáticos, com
conteúdo técnico, disponibilizado de forma on-line, em plataformas
digitais, proporcionam maior interatividade entre docentes e discentes, na
educação profissional, promovendo a construção de conhecimento. O método da
pesquisa é exploratório, de abordagem qualitativa, pois se trata de uma
pesquisa descritiva, de natureza aplicada, sobre tecnologias digitais e
ambientes virtuais de aprendizagem na área de Eletrônica e aplicações
educacionais. A pesquisa revela que os melhores resultados para a construção do
conhecimento na formação técnica de cursos baseados em conceitos da física, são
obtidos com uso da Educomunicação como prática pedagógica e na formação
docente, aplicados em aulas e em materiais didáticos compostos por linguagens
visuais, dinâmicas e interativas. O produto desta pesquisa é uma proposta de
atualização profissional para capacitação dos professores com incentivo ao uso
dos recursos tecnológicos com materiais didáticos verbo visuais interativos, a
partir de um levantamento de materiais didáticos por meio de ferramentas
digitais on-line.