Educação profissional e novas tecnologias: ensino híbrido - práticas e construção de saberes de professores de língua inglesa após o período de ensino remoto emergencial

Data de Apresentação:19/03/2024 Autor: Thiago da Silva Vieira
Formação do Formador
Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez

Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez - CEETEPS

Profa. Dra. Ana Sílvia Moço Aparício - UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL

Profa. Dra. Fernanda Castilho Santana - CEETEPS

VIEIRA, T. S. Educação Profissional e Novas Tecnologias: práticas e construção de saberes de professores de língua inglesa após o período de ensino remoto emergencial. 137f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024.

O presente trabalho é parte da pesquisa desenvolvida no projeto Saberes e Trabalho Docente, da linha de pesquisa Formação do Formador, no programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, cuja área de concentração é Educação e Trabalho e tem por objetivo investigar quais os desafios para a implementação do ensino híbrido na disciplina de língua inglesa em um curso superior de tecnologia. A partir da fundamentação teórica, analisa-se os tipos de ensino, com os autores: Börje Holmberg, Charles Hodges, Lilian Bacich, Michael Horn e Heather Staker. Após parte para a prática docente e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação com a autora Vani Moreira Kenski e por conseguinte formação do formador a partir de Lee Shulman e Maurice Tardif. A metodologia utilizada é uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa. O método e os procedimentos de pesquisa adotados são análises de documentos institucionais e legislação, revisão bibliográfica de literatura específica sobre tipos de ensino com destaque o tema de ensino híbrido e pesquisa de campo com questionários estruturados e entrevistas com docentes de Língua Inglesa de uma unidade de Faculdade de Tecnologia. Constatou-se que os desafios para a implementação do ensino híbrido na disciplina de língua inglesa em um curso superior são os desafios pedagógicos, cultural e tecnológico. Como um potencial produto, visto em que alguns cursos de tecnologia a disciplina de língua inglesa serão híbridos, sugere-se a criação de comunidades investigativas de aprendizagem para discussão de implementação, uso de tecnologias de comunicação e informação e prática do ensino híbrido.

Educação Profissional. Formação do Formador. Ensino Híbrido. Língua Inglesa. Comunidade Investigativa de Aprendizagem