Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez - CEETEPS
Profa. Dra. Ana Sílvia Moço Aparício - UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL
Profa. Dra. Fernanda Castilho Santana - CEETEPS
VIEIRA, T. S. Educação
Profissional e Novas Tecnologias: práticas e construção de saberes de
professores de língua inglesa após o período de ensino remoto emergencial.
137f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação
Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo,
2024.
O presente trabalho é parte da pesquisa
desenvolvida no projeto Saberes e Trabalho Docente, da linha de pesquisa
Formação do Formador, no programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento da
Educação Profissional, cuja área de concentração é Educação e Trabalho e tem
por objetivo investigar quais os desafios para a implementação do ensino
híbrido na disciplina de língua inglesa em um curso superior de tecnologia. A
partir da fundamentação teórica, analisa-se os tipos de ensino, com os autores:
Börje Holmberg, Charles Hodges, Lilian
Bacich, Michael Horn e Heather Staker. Após parte para a prática docente e o
uso das Tecnologias da Informação e Comunicação com a autora Vani Moreira
Kenski e por conseguinte formação do formador a partir de Lee Shulman e Maurice
Tardif. A metodologia utilizada é uma pesquisa aplicada de abordagem
qualitativa. O método e os procedimentos de pesquisa adotados são análises de
documentos institucionais e legislação, revisão bibliográfica de literatura
específica sobre tipos de ensino com destaque o tema de ensino híbrido e
pesquisa de campo com questionários estruturados e entrevistas com docentes de
Língua Inglesa de uma unidade de Faculdade de Tecnologia. Constatou-se que os
desafios para a implementação do ensino híbrido na disciplina de língua inglesa
em um curso superior são os desafios pedagógicos, cultural e tecnológico. Como
um potencial produto, visto em que alguns cursos de tecnologia a disciplina de
língua inglesa serão híbridos, sugere-se a criação de comunidades
investigativas de aprendizagem para discussão de implementação, uso de
tecnologias de comunicação e informação e prática do ensino híbrido.