Profa. Dra. Celi Langhi - CEETEPS
Prof. Dr. Rogério Bandeira de Melo Moreira - FRANKLINCOVEY BUSINESS SCHOOL
Prof. Francisco Aparecido Cordão - SENAC
Prof. Dr. Carlos Vital Giordano - CEETEPS
SANTOS, dos Priscila. Educação corporativa para inclusão da
diversidade: estudo de caso do Senac São Paulo: 148f. Dissertação (Mestrado
Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro
Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2022.
O estudo
objetiva investigar quais os fatores críticos que contribuem para que a
educação corporativa promova a inclusão da diversidade. A inspiração foi o
cenário pós assassinato de George Floyd e a reinvindicação do mercado para
cumprimento das premissas de boas práticas ambientais, sociais e governamentais
(ESG), que vem pressionando as organizações a promoverem a inclusão da
diversidade nos seus espaços. Para isso, foram elencados, como referencial
teórico, aspectos históricos do trabalho, principais regulamentações da
educação profissional, definição e funcionamento da educação corporativa no
Brasil, cultura e identidades, importância da inclusão da diversidade nos
espaços organizacionais, educação pluriversal e filosofia ubuntu. Foi utilizado
o método de pesquisa descritiva, com abordagem quali-quanti, a partir de um
estudo de caso, que é o Programa de Inclusão e Diversidade do Senac São Paulo.
A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas, levantamentos bibliográficos,
de documentos, de registros de arquivos e uma pesquisa de levantamento do tipo
survey. Os resultados foram avaliados a partir do levantamento bibliográfico e
da análise de conteúdo da pesquisa e dos 14 fatores críticos que contribuem
para que a educação corporativa promova a inclusão da diversidade (o programa
não atende a apenas três deles). Os dois grandes diferenciais do programa foram
a criação dos representantes da inclusão em unidades educacionais, campi e sede
e a formação de multiplicadores para atuar com as ações formativas do portfólio
junto aos colaboradores e gestores. Por fim, a partir do resultado da pesquisa,
foi elaborado um guia de boas práticas de educação corporativa para inclusão da
diversidade.
Este
trabalho está vinculado: Linha de Pesquisa Formação do Formador, e ao Projeto
de Pesquisa Ensino e Aprendizagem do Programa de Mestrado Profissional em
Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Estadual de
Educação Tecnológica Paula Souza. Também está vinculado ao Grupo de Pesquisa
Práticas de Educação Profissional e Tecnológica e Educação Corporativa, que
consta no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.