EDUCAÇÃO CORPORATIVA COM FOCO EM STARTUPS: UM ESTUDO SOBRE A APLICAÇÃO DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Data de Apresentação:24/05/2021 Autor: Roberta Torales Dionello Mancila
Formação do Formador
Profa. Dra. Celi Langhi

Profa. Dra. Celi Langhi - CEETEPS

Profa. Dra. Patrícia Viveiros de Castro Krakauer - FACCAMP

Prof. Dr. Roberto Kanaane - CEETEPS

MANCILA, R.T.D. Educação corporativa com foco em Startups: um estudo sobre a aplicação da aprendizagem significativa. 203 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2021.

Impulsionado pelos constantes avanços tecnológicos e pelas profundas transformações comportamentais de uma sociedade cada vez mais conectada e globalizada, observa-se o crescimento de um ecossistema de empreendedorismo de alto impacto, também chamado de ecossistema Startup. O modelo de negócio Startup, caracterizado por seu perfil disruptivo, tem demandado o desenvolvimento de novas competências e habilidades aos profissionais que tencionam fazer parte deste setor. Posto isso, o presente trabalho tem como objetivo geral propor um modelo de programa para educação corporativa com foco no desenvolvimento das competências empreendedoras, consideradas pela literatura consultada aquelas que melhor atendem as demandas produzidas pelo modelo de negócios Startup, utilizando como base a teoria de aprendizagem significativa aliada ao conceito da aprendizagem empreendedora. O método utilizado foi de natureza mista e composto por pesquisa bibliográfica associado a aplicação de curso de capacitação por meio de plataforma digital e conteúdo elaborado com base na teoria da aprendizagem significativa, direcionado aos colaboradores de Startups. Em seguida foram aplicados questionário e entrevista aos colaboradores e gestores respectivamente para avaliação da estratégia de aprendizagem. A estratégia de aprendizagem utilizada onde os colaboradores puderam ter acesso a conteúdos diversos, optar por aquele que fizesse mais sentido em seu momento profissional e pessoal (pré-disposição para aprender e conhecimentos prévios), bem como escolher o formato do conteúdo a ser acessado (material significativo), foram avaliados positivamente pelos respondentes. Evidenciou-se a opinião do setor em relação a importância do desenvolvimento de treinamentos focados no perfil dos colaboradores do modelo de negócio Startup bem como a necessidade do desenvolvimento das competências empreendedoras como forma de aprimorar os resultados dos negócios. Apesar de já existirem algumas plataformas de treinamentos que oferecem alguns cursos focados em conteúdos do ambiente Startup, esta ainda não é uma prática comum dentro da comunidade em especial quando se trata dos colaboradores. A iniciativa de estudar uma metodologia específica para o atendimento de uma demanda particular de treinamento visando o aperfeiçoamento e fortalecimento dos integrantes deste ecossistema que ganha cada vez mais importância na economia, não só do Brasil como do mundo, torna-se cada vez mais vital para acompanhar as mudanças e transformações da sociedade, do trabalho e da economia. Este trabalho gerou como produto uma plataforma de cursos on-line singular com base na teoria da aprendizagem significativa direcionados ao desenvolvimento das competências empreendedoras dos colaboradores do ecossistema Startup.

Educação Profissional

Educação Corporativa