Profª. Drª. Márcia Ito
Profª. Drª. Milkes Yone Alvarenga
Profº. Drº. Mauricio Amaral de Almeida
A Orientação a Agentes vem cada vez mais sendo difundida em pesquisas científicas e em resolução de problemas em sistemas aplicados. Assim, a aplicação de Sistemas Multi-agentes se torna uma vertente muito importante como objeto de pesquisa, assim como métodos, técnicas e ferramentas que facilitem lidar com a complexidade intrínseca nesta tecnologia.
O presente trabalho apresenta um estudo acerca de conceitos e ferramentas de Orientação a Agentes com o objetivo de criar um framework onde seja facilitada a criação de Sistemas Multi-agentes. O objeto do estudo é o que diz respeito à criação de organizações de agentes onde ainda não se sabe de antemão quantos e quais são os agentes necessários para resolução de um determinado problema de forma distribuída.
A abordagem utilizada se refere principalmente ao aspecto conversacional de agentes como forma de representação de seu conhecimento e definição de ações, que por sua vez estão baseadas em racionalização BDI (belief, desires, intentions) na forma de papéis.
Desta forma o estudo apresenta organizações dinâmicas e autônomas de agentes baseadas em negociação Contract-Net através de uma comunicação baseada na padronização de FIPA (Foundation for Intelligent Physical Agents). Palavras-chave: Sistemas Multi-agentes, SMA, Arquitetura de Software, Racionalização, Organização.