Data de Apresentação:12/03/2024 Autor: Luís Fernando Muller da Silva
Formação do Formador
Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez

Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez - CEETEPS

Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Profa. Dra. Rosália Maria Netto Prados - CEETEPS

SILVA, L. F. M. Construção da identidade docente do professor de língua inglesa na educação profissional de nível médio. 113f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024.

O presente trabalho tem por objetivo investigar quais práticas e desafios que o professor de língua inglesa encontra para estruturar sua base de conhecimento para o ensino do idioma na educação profissionalizante de nível médio. Os docentes de língua inglesa são oriundos da área acadêmica de Letras e Linguística sendo preparados para a docência do idioma no ensino propedêutico, porém na educação profissionalizante se defrontam com a terminologia técnica e instrumental dos diversos eixos técnicos. A linha de pesquisa adotada é a Formação do Formador alinhada ao grupo de pesquisa Saberes e Trabalho Docente. Referente à metodologia trata-se de uma pesquisa analítica e descritiva de natureza qualitativa, pois partiu da contextualização da coleta de dados e análise dos documentos oficiais junto à caracterização e narrativas dos docentes participantes desse estudo. Partimos depois, com a luz dos teóricos, para a triangulação dos dados obtidos para descrever as habilidades e possíveis soluções para o aprimoramento docente. Usamos como lente teórica, autores como: Leffa, Rajagopalan e Graddol para averiguarmos a importância da língua inglesa na contemporaneidade; Melo, Santos e Polidório para traçarmos a história do ensino do idioma no Brasil; Paiva, Hall, Tardif, Peterossi, Snow, Ramirez, Mizukami, Shulman, entre outros, para compreendermos a formação do formador, identidade docente e comunidades de aprendizagem. Para a compreensão do que a Instituição almeja do professor de língua inglesa analisamos os seguintes documentos oficiais: Plano de Curso de Ensino Médio, Política Linguística Institucional e Edital de Contratação. Constatamos que o docente carece melhor compreensão quando leciona em um nicho educacional que aborda o idioma em duas vertentes (propedêutica e instrumental), o qual exigirá constante aprimoramento e reflexão das suas práticas, seja para compreender os objetivos educacionais de cada curso, a abordagem dos tópicos em aula ou o desenvolvimento de recursos didáticos. Propomos, assim, a criação de uma comunidade investigativa remota trimestral, pois estimularia as trocas de vivências docentes como forma de desenvolver um repertório de pensamentos e reflexões para o aprimoramento da abordagem das diversas terminologias em língua inglesa.

língua inglesa. ensino profissionalizante. formação do formador. identidade docente. comunidade investigativa