Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez - CEETEPS
Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
Profa. Dra. Rosália Maria Netto Prados - CEETEPS
SILVA, L. F. M. Construção da identidade docente do
professor de língua inglesa na educação profissional de nível médio. 113f. Dissertação (Mestrado Profissional em
Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação
Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024.
O presente trabalho
tem por objetivo investigar quais práticas e desafios que o professor de língua
inglesa encontra para estruturar sua base de conhecimento para o ensino do
idioma na educação profissionalizante de nível médio. Os docentes de língua
inglesa são oriundos da área acadêmica de Letras e Linguística sendo preparados
para a docência do idioma no ensino propedêutico, porém na educação
profissionalizante se defrontam com a terminologia técnica e instrumental dos
diversos eixos técnicos. A linha de pesquisa adotada é a Formação do Formador
alinhada ao grupo de pesquisa Saberes e Trabalho Docente. Referente à
metodologia trata-se de uma pesquisa analítica e descritiva de natureza
qualitativa, pois partiu da contextualização da coleta de dados e análise dos
documentos oficiais junto à caracterização e narrativas dos docentes
participantes desse estudo. Partimos depois, com a luz dos teóricos, para a
triangulação dos dados obtidos para descrever as habilidades e possíveis
soluções para o aprimoramento docente. Usamos como lente teórica, autores como:
Leffa, Rajagopalan e Graddol para averiguarmos a importância da língua inglesa
na contemporaneidade; Melo, Santos e Polidório para traçarmos a história do
ensino do idioma no Brasil; Paiva, Hall, Tardif, Peterossi, Snow, Ramirez,
Mizukami, Shulman, entre outros, para compreendermos a formação do formador,
identidade docente e comunidades de aprendizagem. Para a compreensão do que a
Instituição almeja do professor de língua inglesa analisamos os seguintes
documentos oficiais: Plano de Curso de Ensino Médio, Política Linguística
Institucional e Edital de Contratação. Constatamos que o docente carece melhor
compreensão quando leciona em um nicho educacional que aborda o idioma em duas
vertentes (propedêutica e instrumental), o qual exigirá constante aprimoramento
e reflexão das suas práticas, seja para compreender os objetivos educacionais
de cada curso, a abordagem dos tópicos em aula ou o desenvolvimento de recursos
didáticos. Propomos, assim, a criação de uma comunidade investigativa remota
trimestral, pois estimularia as trocas de vivências docentes como forma de
desenvolver um repertório de pensamentos e reflexões para o aprimoramento da
abordagem das diversas terminologias em língua inglesa.