Data de Apresentação:25/03/2024 Autor: Kurt Davi Goulart Brum

Profa. Dra. Neide de Brito Cunha - CEETEPS

Profa. Dra. Adriana Satico Ferraz - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA

Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez - CEETEPS

BRUM, K. D. G. Compreensão de leitura em inglês como língua estrangeira de alunos do ensino médio – comparação entre escolas de modalidades de ensino distintas. [88] f. Dissertação para o Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024.

Esta pesquisa se insere na Linha de Pesquisa: Formação do Formador, no Projeto de Pesquisa: Ensino e Aprendizagem, da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. O inglês é uma língua global e a compreensão de leitura neste idioma é um assunto relevante, visto que esta língua está presente em diversos campos do conhecimento humano como entretenimento, cultura e ciência. Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo é o de verificar a compreensão de leitura em inglês como língua estrangeira de alunos de duas escolas de ensino médio, de modalidades distintas (técnica e regular). Para alcançar o objetivo principal, foram estabelecidos os seguintes objetivos secundários: averiguar as diferenças entre os escores por escola, curso, ano escolar, tipo de dispositivo empregado e analisar gramaticalmente os acertos no teste. A pesquisa de campo foi dividida em dois estudos. No Estudo 1, piloto, foi utilizada a ferramenta Google Forms e participaram 190 alunos do ensino médio regular e do técnico (101 da ETEC e 89 da Escola Estadual), ambas instituições públicas do Estado de São Paulo, com idades entre 15 e 18 anos, matriculados. Os resultados desse estudo levaram a alterações no teste de Cloze a ser aplicado no Estudo 2, uma vez que o texto escolhido para o piloto apresentou um nível de dificuldade acima do esperado. Do Estudo 2, participaram 225 estudantes (115 na ETEC e 110 na Escola Estadual), com o mesmo tipo de público-alvo do Estudo 1, do turno matutino na ETEC e integral na instituição estadual. Eles responderam ao Teste de Cloze informatizado com dois textos em inglês em programa de computador especialmente desenvolvido para este tipo de teste, o OnlineCloze. Os resultados apontaram uma boa compreensão de leitura em inglês em ambas as escolas e não houve diferença estatisticamente significativa entre os resultados nas variáveis estudadas. Quanto à análise gramatical dos acertos no teste pelos participantes, as preposições estiveram presentes na maior e menor quantidade de acertos. Desse modo, as diferentes modalidades de ensino das escolas não influenciaram na compreensão de leitura em inglês dos participantes. O produto derivado deste trabalho é um material didático composto de diferentes textos em inglês, com a utilização da técnica de Cloze para que os professores possam utilizar os testes, para além do diagnóstico, como uma maneira de intervir na compreensão de leitura de seus alunos.

Inglês. Língua estrangeira. Teste de Cloze. Educação Profissional e Tecnológica. Ensino Médio Regular