Profa. Dra. Neide de Brito Cunha - CEETEPS
Profa. Dra. Adriana Satico Ferraz - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA
Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez - CEETEPS
BRUM,
K. D. G. Compreensão de leitura em inglês como língua estrangeira de alunos
do ensino médio – comparação entre escolas de modalidades de ensino distintas.
[88] f. Dissertação para o Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da
Educação Profissional. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São
Paulo, 2024.
Esta pesquisa se
insere na Linha de Pesquisa: Formação do Formador, no Projeto de Pesquisa:
Ensino e Aprendizagem, da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. O inglês é uma língua
global e a compreensão de leitura neste idioma é um assunto relevante, visto
que esta língua está presente em diversos campos do conhecimento humano como
entretenimento, cultura e ciência. Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo
é o de verificar a compreensão de leitura em inglês como língua estrangeira de
alunos de duas escolas de ensino médio, de modalidades distintas (técnica e
regular). Para alcançar o objetivo principal, foram estabelecidos os seguintes
objetivos secundários: averiguar as diferenças entre os escores por escola,
curso, ano escolar, tipo de dispositivo empregado e analisar gramaticalmente os
acertos no teste. A pesquisa de campo foi dividida em dois estudos. No Estudo
1, piloto, foi utilizada a ferramenta Google Forms e participaram 190 alunos do
ensino médio regular e do técnico (101 da ETEC e 89 da Escola Estadual), ambas
instituições públicas do Estado de São Paulo, com idades entre 15 e 18 anos,
matriculados. Os resultados desse estudo levaram a alterações no teste de Cloze
a ser aplicado no Estudo 2, uma vez que o texto escolhido para o piloto
apresentou um nível de dificuldade acima do esperado. Do Estudo 2, participaram
225 estudantes (115 na ETEC e 110 na Escola Estadual), com o mesmo tipo de
público-alvo do Estudo 1, do turno matutino na ETEC e integral na instituição
estadual. Eles responderam ao Teste de Cloze informatizado com dois textos em
inglês em programa de computador especialmente desenvolvido para este tipo de
teste, o OnlineCloze. Os resultados apontaram uma boa compreensão de leitura em inglês
em ambas as escolas e não houve diferença estatisticamente significativa entre
os resultados nas variáveis estudadas. Quanto à análise gramatical dos acertos
no teste pelos participantes, as preposições estiveram presentes na maior e
menor quantidade de acertos. Desse modo, as diferentes modalidades de ensino
das escolas não influenciaram na compreensão de leitura em inglês dos
participantes. O produto derivado deste trabalho é um material
didático composto de diferentes textos em inglês, com a utilização da técnica
de Cloze para que os professores possam utilizar os testes, para além do
diagnóstico, como uma maneira de intervir na compreensão de leitura de seus
alunos.