Competências docentes na educação profissional: percepção de alunos e professores de uma escola técnica do estado de São Paulo

Data de Apresentação:19/03/2024 Autor: Carina Monteiro dos Santos
Formação do Formador
Profa. Dra. Neide de Brito Cunha

Profa. Dra. Neide de Brito Cunha - CEETEPS

Profa. Dra. Andréia Osti - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP

Prof. Dr. Paulo Roberto Prado Constantino - CEETEPS

SANTOS. C. M. dos. Competências docentes na educação profissional – percepção de alunos e professores de uma escola técnica do Estado de São Paulo. 112 f. Dissertação para o Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024.

Este trabalho é vinculado à Linha de Pesquisa Formação do Formador e ao Projeto de Pesquisa Ensino e Aprendizagem, do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional. Ele tem por objetivo principal analisar as competências docentes pelos professores e pelos alunos de uma instituição de ensino técnico. O método adotado neste estudo é de pesquisa de campo, com tratamento quantitativo dos dados. No Estudo 1, piloto, participaram professores e alunos, pertencentes ao Ensino Médio Integrado ao Técnico em Administração e Ensino Técnico Modular em Recursos Humanos para validação do instrumento de pesquisa. No Estudo 2, participaram 43 professores com média de idade de 46,56 anos e 207 alunos com média de idade de 17,38 anos. Os docentes e discentes pertenciam aos seguintes cursos: Ensino Médio Integrado ao Técnico em Administração, Desenvolvimento de Sistemas e Química, Ensino Médio Técnico em Marketing e Ensino Técnico Modular em Recursos Humanos e Administração. Quanto ao eixo tecnológico pertencente, os cursos de Administração, Recursos Humanos e Marketing estão dentro de Gestão e Negócios, Química no Eixo de Produção Industrial e Desenvolvimento de Sistemas em Informação e Comunicação. Todos os participantes pertenciam a uma instituição pública de ensino profissional técnico do Estado de São Paulo. Foram utilizados nos dois estudos o Questionário de Percepção de Competências Docentes e o Questionário de Percepção de Competências Docentes – Alunos, adaptado do questionário para os professores para esta pesquisa. Ambos são compostos por 28 itens do tipo Likert com seis pontos que medem quatro dimensões: autoeficácia, tecnologias, clima relacional e saber fazer. Quanto aos resultados, no Estudo 1, validou-se o questionário que foi aplicado aos alunos. No Estudo 2, os resultados dos professores demonstraram que o Clima relacional obteve a menor média, enquanto a Autoeficácia obteve a maior. Os resultados dos alunos mostraram que a dimensão “Tecnologias” foi a mais bem avaliada e o “Clima Relacional” recebeu a pontuação mais baixa. Os resultados obtidos demonstram a congruência entre as habilidades docentes percebidas tanto pelos docentes quanto pelos discentes e validam a importância de programas de formação continuada que enfatizem não apenas habilidades pedagógicas e técnicas, mas também o fortalecimento das habilidades interpessoais e emocionais dos professores.

Competências docentes. Educação Profissional. Ensino Médio. Ensino técnico