Profa. Dra. Neide de Brito Cunha - CEETEPS
Profa. Dra. Andréia Osti - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP
Prof. Dr. Paulo Roberto Prado Constantino - CEETEPS
SANTOS. C. M. dos. Competências docentes na educação
profissional – percepção de alunos e professores de uma escola técnica do
Estado de São Paulo. 112 f. Dissertação para o Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação
Profissional. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo,
2024.
Este trabalho é vinculado à Linha de Pesquisa
Formação do Formador e ao Projeto de Pesquisa Ensino e Aprendizagem, do
Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional. Ele tem por
objetivo principal analisar as competências docentes pelos professores e pelos
alunos de uma instituição de ensino técnico. O método adotado neste estudo é de
pesquisa de campo, com tratamento quantitativo dos dados. No Estudo 1, piloto,
participaram professores e alunos, pertencentes ao Ensino Médio Integrado ao
Técnico em Administração e Ensino Técnico Modular em Recursos Humanos para
validação do instrumento de pesquisa. No Estudo 2, participaram 43 professores
com média de idade de 46,56 anos e 207 alunos com média de idade de 17,38 anos.
Os docentes e discentes pertenciam aos seguintes cursos: Ensino Médio Integrado
ao Técnico em Administração, Desenvolvimento de Sistemas e Química, Ensino
Médio Técnico em Marketing e Ensino Técnico Modular em Recursos Humanos e
Administração. Quanto ao eixo tecnológico pertencente, os cursos de
Administração, Recursos Humanos e Marketing estão dentro de Gestão e Negócios,
Química no Eixo de Produção Industrial e Desenvolvimento de Sistemas em
Informação e Comunicação. Todos os participantes pertenciam a uma instituição
pública de ensino profissional técnico do Estado de São Paulo. Foram utilizados
nos dois estudos o Questionário de Percepção de Competências Docentes e o
Questionário de Percepção de Competências Docentes – Alunos, adaptado do
questionário para os professores para esta pesquisa. Ambos são compostos por 28
itens do tipo Likert com seis pontos que medem quatro dimensões: autoeficácia,
tecnologias, clima relacional e saber fazer. Quanto aos resultados, no Estudo
1, validou-se o questionário que foi aplicado aos alunos. No Estudo 2, os
resultados dos professores demonstraram que o Clima relacional obteve a menor
média, enquanto a Autoeficácia obteve a maior. Os resultados dos alunos
mostraram que a dimensão “Tecnologias” foi a mais bem avaliada e o “Clima
Relacional” recebeu a pontuação mais baixa. Os resultados obtidos demonstram a
congruência entre as habilidades docentes percebidas tanto pelos docentes
quanto pelos discentes e validam a importância de programas de formação
continuada que enfatizem não apenas habilidades pedagógicas e técnicas, mas
também o fortalecimento das habilidades interpessoais e emocionais
dos professores.