Prof. Dr. Roberto Kanaane
Profª. Drª. Helena Gemignani Peterossi
Profª. Drª. Amália Neide Covic
PAMBOUKIAN, S. As competências requeridas no século XXI dos egressos dos cursos superiores de tecnologia em Mecânica e Soldagem da FATEC-SP. 196f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.
Foi realizada pesquisa qualiquanti utilizando o método descritivo e como técnicas a pesquisa bibliográfica. Adotou-se uma amostra não probabilística. A coleta de dados se utilizou de três questionários eletrônicos com escala Lickert e perguntas abertas. Através do sujeito de pesquisa “empregadores” objetivou-se caracterizar quais as competências requeridas dos egressos dos cursos superiores de tecnologia em Mecânica e Soldagem da Faculdade de Tecnologia de São Paulo visando à contratação de egressos, face aos efeitos da quarta revolução industrial em andamento. De forma concomitante, questionou-se aos professores dos cursos qual o nível de desenvolvimento das competências proporcionado pelos cursos pesquisados e de que maneira o desenvolvimento de cada uma das competências podem ser ampliadas. Da mesma forma, foram caracterizadas as competências pelos gestores e avaliada a viabilidade de utilização do modelo de competências para estruturação dos currículos e do Plano Pedagógico dos Cursos em estudo. A análise e interpretação dos dados foram realizadas através de triangulação e referente às questões abertas foi realizada análise interpretativa textual. Como resultados, 17 das 18 das competências requeridas para o século XXI foram caracterizadas como “extremamente importantes” e “muito importantes” pelos empregadores todas 18 pelos gestores da FATEC-SP. Foram elencadas pelos professores alternativas para desenvolver cada uma das competências dos alunos e a viabilidade de utilização do modelo de competências para a reestruturação de currículos e Planos Pedagógicos dos cursos pesquisados foi ratificada pelos gestores.