A prática docente e a compreensão de textos na educação profissional: o letramento como suporte.

Data de Apresentação:13/06/2017 Autor: Roseli Garcia Pedretti
Formação do Formador
Prof. Dr. Juarez Antonio Delibo

Prof. Dr. Juarez Antonio Delibo

Profª. Drª. Celi Langhi

Prof. Dr. Luiz Antonio Ferreira

PEDRETTI, R. G. A Prática Docente e a Compreensão de Textos na Educação Profissional: O Letramento Como Suporte. 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017.

A compreensão de texto é uma habilidade fundamental na vida escolar. Grande parte dos conteúdos das disciplinas são apresentados por meio de leitura e, se não houver a plena compreensão do que foi lido, todo o entendimento do conteúdo ficará comprometido. A dificuldade apresentada pelos alunos em compreender textos, mormente os textos de natureza técnica, foi a motivação para a esta pesquisa, que teve por objetivo buscar estratégias para auxiliar os professores no trabalho de desenvolver a compreensão de textos nas aulas de Língua Portuguesa. A questão de pesquisa que orientou este trabalho está relacionada à eficácia das estratégias de letramento no auxílio aos alunos na compreensão dos textos técnicos e aos professores na sua prática docente. Para que tal objetivo fosse alcançado, foram utilizadas as estratégias do letramento informacional em uma pesquisa-ação realizada em uma escola pública localizada na zona leste de São Paulo, com alunos do ensino técnico em eletrônica integrado ao médio, que contou com a participação do professor da disciplina Sistemas Microprocessados e Montagem de Circuitos Elétricos que desenvolveu o projeto em conjunto om a professora da disciplina Língua Portuguesa. Foram informantes desta pesquisa ação seis alunos matriculados no terceiro ano do curso de eletrônica, cuja tarefa consistiu em construir um manipulador robótico autônomo, com base nas teorias que lhes foram apresentadas durante o curso, e para tanto, deveriam embasar teoricamente os procedimentos utilizados no desenvolvimento do projeto. Com a aplicação das técnicas e estratégias do letramento informacional a professora de língua portuguesa logrou êxito em auxiliar os discentes na plena compreensão dos textos de natureza técnica, o que pode ser comprovado pela avaliação do domínio técnico dos alunos efetuada pelos professores da área técnica.

Compreensão de textos

Educação profissional