O presente trabalho tem por objetivo salientar a importância da adoção da gestão de processos para que as organizações obtenham vantagens competitivas. A metodologia usada é a pesquisa bibliográfica. A crescente busca dos consumidores por um serviço ágil e personalizado é o principal motivo para que as organizações estejam, a cada dia, mais preocupadas com a qualidade do serviço/produtos que produzem. A mudança no estilo consumista é constante e com isso as organizações devem estar sempre monitorando o andamento de sua produção para garantir o acompanhamento da evolução das necessidades de seus clientes. Essa é uma vantagem na competição contra a concorrência, que leva uma determinada empresa a obtenção e fidelização de toda uma gama de clientes, pois, assim, estão satisfazendo suas necessidades. Os processos dentro de uma organização são a base para que a empresa funcione atingindo efetividade, pois eles proporcionam que as tarefas sejam realizadas com agilidade e da maneira correta, fazendo com que o cliente receba o produto/serviço como previsto e no momento em que necessita, com pequena probabilidade de acontecimento de erros ou imprevistos, trazendo a satisfação e fidelização do cliente.