Utilização de conceitos e ferramentas da logística para a melhoria da sustentabilidade

Data de Apresentação:08/06/2010 Autor: Waltson Gomes Neto de Limad
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Tecnologias Ambientais
Profª. Drª. Maria Lúcia Pereira da Silva

Profª. Drª. Maria Lúcia Pereira da Silva

Profª. Drª. Anna Cristina B. Dias Carvalho

Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior

Estabelecer como o fluxo de materiais de uma empresa deve ser analisado é uma das operações fundamentais atribuídas à Logística; e, neste aspecto, este tema é tido como de grande valia na compreensão dos processos de Sustentabilidade.

Contudo, até o presente, a maior ênfase do estudo da Logística recaiu, pelo aspecto ambiental, sobre as cadeias de suprimentos – quer seja a possibilidade de melhoria do ambiente, quer seja a influência exercida neste – e não sobre o impacto na Sustentabilidade do Empreendimento. O presente trabalho traz como objetivo a avaliação das possíveis vantagens do uso de conceitos e ferramentas da Logística para a melhoria da Sustentabilidade, no segmento industrial, com destaque para o setor eletroeletrônico.

O conceito de sustentabilidade, por não haver um consenso, muitas vezes é confundido com outros igualmente importantes, tais como: Produção Limpa, Desenvolvimento Sustentável e Ecologia Industrial; por isso, correlacionar os estudos da Sustentabilidade e da Logística propõe uma abordagem diversa sobre o fluxo de materiais, que, por apresentar aspecto temporal, pode ser obtida mediante a aplicação de tais conceitos, seja P+L e Ecologia Industrial, pelo aspecto ambiental, seja mesmo o Fluxo de Processos, pelo aspecto da Logística. Esta pesquisa teve como base metodológica o estudo de caso, por se tratar, sobretudo, de uma ferramenta empregada em campo e pela facilidade dos aspectos práticos envolvidos no ambiente da investigação.

Os resultados obtidos permitem que sejam desenvolvidos trabalhos semelhantes; ademais, as abordagens podem ser agrupadas, iniciando-se com os conceitos de Produção Mais Limpa, quanto à avaliação do processo, e de Ecologia Industrial em conjunto com a análise de fluxo, para garantir o bom andamento do fluxo de materiais, e por consequência, o bom resultado do negócio.

Ecologia Industrial

Logística