Profª. Drª. Maria Lúcia Pereira da Silva
Profª. Drª. Anna Cristina B. Dias Carvalho
Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior
Estabelecer como o fluxo de materiais de uma empresa deve ser analisado é uma das operações fundamentais atribuídas à Logística; e, neste aspecto, este tema é tido como de grande valia na compreensão dos processos de Sustentabilidade.
Contudo, até o presente, a maior ênfase do estudo da Logística recaiu, pelo aspecto ambiental, sobre as cadeias de suprimentos – quer seja a possibilidade de melhoria do ambiente, quer seja a influência exercida neste – e não sobre o impacto na Sustentabilidade do Empreendimento. O presente trabalho traz como objetivo a avaliação das possíveis vantagens do uso de conceitos e ferramentas da Logística para a melhoria da Sustentabilidade, no segmento industrial, com destaque para o setor eletroeletrônico.
O conceito de sustentabilidade, por não haver um consenso, muitas vezes é confundido com outros igualmente importantes, tais como: Produção Limpa, Desenvolvimento Sustentável e Ecologia Industrial; por isso, correlacionar os estudos da Sustentabilidade e da Logística propõe uma abordagem diversa sobre o fluxo de materiais, que, por apresentar aspecto temporal, pode ser obtida mediante a aplicação de tais conceitos, seja P+L e Ecologia Industrial, pelo aspecto ambiental, seja mesmo o Fluxo de Processos, pelo aspecto da Logística. Esta pesquisa teve como base metodológica o estudo de caso, por se tratar, sobretudo, de uma ferramenta empregada em campo e pela facilidade dos aspectos práticos envolvidos no ambiente da investigação.
Os resultados obtidos permitem que sejam desenvolvidos trabalhos semelhantes; ademais, as abordagens podem ser agrupadas, iniciando-se com os conceitos de Produção Mais Limpa, quanto à avaliação do processo, e de Ecologia Industrial em conjunto com a análise de fluxo, para garantir o bom andamento do fluxo de materiais, e por consequência, o bom resultado do negócio.