Uma proposta de material didático sobre solos para o ensino médio e técnico

Data de Apresentação:20/11/2004 Autor: Gerson Catanozi
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Tecnologias Ambientais
Prof. Dr. Carlos Roberto Espíndola

Prof. Dr. Carlos Roberto Espíndola

Prof. Dr. Omar Neto Fernandes Barros

Profª. Drª. Rosely Pacheco Dias Ferreira

O solo é um recurso natural dinâmico com influência direta na formação e organização das comunidades e, portanto, da biodiversidade. Ações antrópicas de uso e manejo inadequados dos solos têm resultado degradações em níveis variados, o que implica diminuição da produtividade, necessidade de insumos agrícolas de reposição e de recursos tecnológicos. No entanto, o emprego de tecnologias somente garante resultados se houver efetivamente o envolvimento do componente humano, desenvolvendo-lhe o conhecimento e a conscientização.

Nesse contexto, a educação deve assumir uma perspectiva reformuladora, co-partícipe da inclusão e equidade sociais. Embora seja difícil estabelecer uma ética ambiental entre as populações assediadas pela fome e a miséria, a educação ambiental torna-se parceira na promoção da sustentabilidade, configurando-se num espaço de práticas e reflexões críticas sobre o modelo de desenvolvimento, sobretudo para os jovens adolescentes, cujo desenvolvimento cognitivo é compatível com aquele necessário a exercer tais questionamentos.

A consulta às principais editoras e a análise dos materiais didáticos disponíveis sobre solos revelaram a quase inexistência de edições para o ensino médio e, quando existem, encontram-se de forma fragmentada, sem maiores aprofundamentos na problemática ambiental dos solos. Assim, considerando a carência de obras didáticas com a abordagem ambiental, o objetivo deste trabalho consiste em propor um material didático sobre solos para o ensino médio.

A construção do conhecimento torna-se mais efetiva à medida que a relação ensino-aprendizagem possa ajustar-se às necessidades da realidade local: grau de aprofundamento que se pretende, desenvolvimento cognitivo de quem aprende, recursos materiais de que se dispõem, dentre outros. Nesse sentido, o material proposto foi elaborado a partir da ressignificação de obras e autores tradicionais, juntamente com experiências pedagógicas desenvolvidas pessoalmente no ensino médio.

O conteúdo está organizado em duas partes: teórica e prática. Inicialmente, estão estabelecidos os conceitos e características dos solos – fundamentos. Em seguida, estão relacionados os principais fatores de degradação, suas causas e conseqüências, e algumas das práticas conservacionistas e tecnologias mais importantes e suas vantagens. Finalizando, a parte de caráter interativo apresenta uma lista de páginas na internet, questões e experimentos para que se possam problematizar e vivenciar alguns aspectos sobre os solos que podem ser motivadores para o conhecimento e a consciência cidadã em busca da sustentabilidade econômica, ecológica e social.

conservação do solo

educação ambiental