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Dissertação

UM MODELO PARA AUMENTO DA COMPETITIVIDADE EM UMA EMPRESA DO SEGMENTO PNEUMÁTICO

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Data de Apresentação:15/07/2020 Autor: Lincoln Minoru Sugimoto
Curso:
Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos
Linha de Pesquisa:
Gestão da Produção e de Operações
Orientador:
Prof. Dr. Antonio César Galhardi
Contato:
mestrado@cps.sp.gov.br
Banca:

Prof. Dr. Antonio César Galhardi

Prof. Dr. Vivaldo José Breternitz

Prof. Dr. Alexandre Formigoni

Resumo

SUGIMOTO, L. M. Um modelo para aumento da competitividade em uma empresa do segmento pneumático. 102f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020.


Esta pesquisa teve como objetivo identificar ações e projetos que permitissem elevar a competitividade de uma empresa de médio porte do segmento de pneumáticos. À luz da literatura relativa ao tema, foram desenvolvidos projetos no sentido de aumentar o portfólio de produtos (novos produtos com registro de propriedade industrial dos desenhos das bandas de rodagem) e serviços (preenchimento com poliuretano e monitoramento remoto de pneus com sensores de Temperatura e Pressão – Tire Pressure Monitoring System (TPMS)); e gestão do pós vendas e fidelização de clientes a partir de um projeto piloto de implantação de um sistema para Customer Relationship Management (CRM). A dissertação também apresenta os benefícios e as dificuldades encontradas durante a implantação dos projetos. A relevância desta pesquisa justifica-se primeiramente pelos resultados obtidos pela empresa Gripmaster, ainda que em fase inicial de implantação; e também, e não menos importante por construir um modelo para incremento da competitividade de uma empresa fabricante de pneus fora de estrada, temas inusuais de se encontrar quando convergidos, e do qual não foram encontrados relatos na literatura. A metodologia de pesquisa pode ser caracterizada como pesquisa-ação, uma vez que os projetos desenvolvidos seguiram o mesmo fluxo dos projetos cotidianos na empresa. Como principais resultados da pesquisa durante a permanência no aluno no Programa de Mestrado foram: aumento de Market share, pelo desenvolvimento de novas oportunidades de mercado e a entrada no setor de preenchimento com poliuretano, até então uma tecnologia exclusiva de um único concorrente; aumento de receita da empresa pelo ingresso no mercado de pneus preenchidos, e que já atende 20% do mercado; desenvolvimento de tecnologia para controle de temperatura e pressão de pneumáticos, e breve oferta deste serviço tanto para orientação dos ondutores, como para informações remotas em frotas de veículos autônomos e diferenciação dos concorrentes pela forte atuação em serviços pós-venda. Como extensão dos resultados da pesquisa, estão previstos para o primeiro semestre de 2021 a introdução de um dos dois novos modelos de banda de rodagem, e o segundo modelo para o primeiro semestre de 2022. Ainda no segundo semestre de 2021 está prevista a introdução da comercialização dos sensores de temperatura e pressão para veículos com condutores (informações na cabine) e para o segundo semestre de 2022 a tecnologia de sensoriamento remoto de pressão e temperatura, para veículos autônomos. A implantação de um sistema piloto open source e gratuito, bastante explorado na literatura, também foi importante para construir na empresa um novo paradigma de negócio, muito mais focado no atendimento das peculiaridades dos clientes dos segmentos: agrícola, mineração movimentação de carga etc., o que levou a direção da empresa na seleção e adoção de uma solução para CRM, da Sales Force

Competitividade

Customer Relationship Management

TPMS sensor

Pneus preenchidos

Design de pneus

Sistemas Produtivos