Prof. Dr. Napoleão Verardi Galegale
Prof. Dr. Carlos Hideo Arima
Prof. Dr. Aristides Novelli Filho
Esse trabalho contribui para a discussão sobre o processo que emerge como necessidade natural nas empresas – governança de TI – processo esse que se localiza dentro de um contexto mais amplo de governança corporativa. Esse estudo está focado em uma das ferramentas do CobiT 3ª Edição – Management Guidelines – que por meio de modelos classifica os níveis de maturidade dos processos de TI.
Por meio de um estudo de caso em uma empresa de tecnologia, mais especificamente em seu Centro de Certificação Digital, procurou-se entender como os níveis de maturidade podem contribuir para iniciar o processo de implantação de governança de TI.
Ou seja, por meio de uma análise de gap, classificando o nível de maturidade atual dos processos de TI, é possível projetar em que nível de maturidade deseja-se chegar nesses processos, definindo assim o modelo de gestão e suas métricas. Na conclusão, analisou-se os resultados dos processos de TI avaliados e a projeção feita pelos responsáveis pela gestão e operação dessa unidade de negócio.