A Inovação Frugal caracteriza-se,
principalmente, por “fazer mais com menos”, no desenvolvimento de novos
produtos, serviços e processos, gerando valor com menos recursos. O presente estudo
objetiva identificar se as empresas brasileiras de televisão possuem as
capacidades organizacionais para implementar a Inovação Frugal no
desenvolvimento de tecnologias digitais. A pesquisa é exploratória, visto que o
tema é relativamente recente e pouco abordado na literatura. A metodologia de
pesquisa foi mista: qualitativa, por meio de análise de conteúdo das
transcrições extraídas de entrevistas; e quantitativa, por meio da utilização
de um instrumento validado para mensurar as capacidades organizacionais para a Inovação
Frugal, isto é, a Escala de Inovação Frugal de Rossetto (2018), baseada em três
dimensões: (1) Foco em funcionalidades essenciais e desempenho; (2) Redução substancial
de custo; e (3) Engajamento sustentável compartilhado. Os resultados do piloto
identificaram uma redução de custo significativa após a substituição da
tecnologia de transmissão de conteúdo, a saber, equipamentos de transmissão via
satélite presentes em micro-ônibus ou furgões, com custo aproximado de US$ 200.000,00
para cada veículo, por equipamentos portáteis de aproximadamente US$ 40.000,00
cada, transportados em mochilas, capazes de transmitir áudio e vídeo pela Internet,
utilizando a rede de dados móveis 4G, com a mesma qualidade ou superior. E a
pesquisa quantitativa baseou-se no uso da Escala de Inovação Frugal, que permitiu
a mensuração e evidenciação de quais capacidades organizacionais as empresas brasileiras
de televisão possuem ou necessitam desenvolver para implementar a Inovação
Frugal no desenvolvimento de tecnologias digitais.