Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior
Profª. Drª. Maria Anita Viviani Martins
Profª. Drª. Senira Anie Ferraz Fernandez
Profª. Drª. Ana Teresa Colenci Trevelin
O objetivo deste trabalho é identificar a força impulsora do empreendedorismo feminino. A hipótese de que parte é que existem características comportamentais preponderantes que permitem definir o perfil específico da mulher empreendedora.
O foco da pesquisa é, assim, o indivíduo empreendedor e a força que o conduz à ação. A metodologia utilizada é a da pesquisa de caráter exploratório e qualitativo, baseado na revisão bibliográfica de diferentes aspectos relacionados direta ou indiretamente ao tema e em entrevistas estruturadas com mulheres empreendedoras, para a obtenção de dados empíricos exemplificadores da questão.
De modo especial, são trabalhados os conceitos da abordagem comportamentalista do empreendedorismo, a partir da contribuição de autores como Dolabela, Dornelas e Filion.
A constatação de que o percentual de mulheres empreendedoras na economia brasileira já supera o dos homens leva a crer que a mulher ousou quebrar paradigmas, passando a enfrentar preconceitos e discriminações, para assumir personalidade própria na luta por seus sonhos.
A pesquisa logrou destacar alguns dos valores que movem a mulher empreendedora (a importância conferida às redes de relações, o interesse pela educação, o peso das escolhas, a preocupação social, o patriotismo) e algumas de suas características preponderantes (a autodeterminação, a perseverança e a liderança).