Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior
Prof. Dr. Oswaldo Elias Farah
Prof. Dr. Dirceu D'Alkmin Telles
Profª. Drª. Esméria Rovai
A questão do meio ambiente está presente na maioria das discussões dos tempos atuais. Obter desenvolvimento socioeconômico com o mínimo impacto ao meio ambiente, maximizar a utilização dos recursos sem comprometer as reservas naturais passam a ser objetivos estratégicos. A utilização de ferramentas de gestão como o BSC (Balanced Scorecard) atende às quatro perspectivas, mas não contempla, explicitamente, o meio ambiente.
Após apresentar o referencial teórico e inserir as dimensões social e ambiental, esta investigação procura trazer subsídios para a necessidade de inclusão destas perspectivas na elaboração do planejamento estratégico, conjugando desenvolvimento sustentável com desenvolvimento econômico. Apresenta-se um estudo de caso tomando como base a Nokia Siemens Networks, fornecedora de equipamentos e serviços de infraestrutura de telecomunicações.
Nesse sentido, a partir da revisão bibliográfica e análise do contexto teórico, tendo o panorama de mercado como pano de fundo, torna-se possível estabelecer correlações e proposições sobre o tratamento do tema. Com os resultados encontrados, busca-se uma ampliação das considerações estratégicas atuais com o objetivo de incluir a perspectiva social e ambiental no amplo aspecto das decisões da empresa.