Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior
Profª. Drª. Esméria Rovai
Prof. Dr. José Benedito Sacomano
A construção de competências profissionais e a gestão do conhecimento tornaram-se fontes relevantes de desenvolvimento de vantagem competitiva para as organizações nos últimos tempos, em função dos novos arranjos produtivos e das novas tecnologias empregadas. A eliminação de fronteiras e a maior disponibilidade do capital reduziram a relevância dos ativos na construção desta vantagem competitiva, realçando ainda mais a importância dos processos de educação corporativa como fontes de diferencial competitivo.
Este estudo de caso tem o propósito de apresentar uma alternativa de formação em serviço que esteja alinhada à estratégia do negócio, com potencial para alavancar os processos de desenvolvimento das competências profissionais de sua base operacional.
Por sua vez, esta alternativa contempla procedimentos de contínua avaliação e monitoramento das demandas por formação em função das alterações no cenário interno e externo à unidade de negócio, reestrutura e alinha as práticas correntes de forma convergente com os princípios da Universidade Corporativa e é compatível com as expectativas de educação continuada identificadas junto ao grupo delimitado no estudo.