Profª. Drª. Celi Langhi
Profª. Drª. Helena Gemignani Peterossi
Profª. Drª. Noêmia Lazzareschi
Um dos recursos que as organizações utilizam para serem competitivas é o desenvolvimento de programas de Treinamento, Desenvolvimento e Educação para seus profissionais.
O objetivo desta dissertação é analisar se os modelos de avaliação, aplicados em programas de treinamento, desenvolvimento e educação para profissionais de chefia gerencial, no contexto de organizações públicas e privadas no Brasil, são capazes de medir os resultados que são obtidos por meio desses programas, de maneira que essas organizações possam optar de forma mais assertiva, por esse tipo de investimento.
Aplicou-se uma pesquisa exploratória por meio de entrevistas semiestruturadas, com profissionais de nove organizações selecionadas por conveniência. Verificou-se que as organizações estudadas aplicam avaliação de reação, mas não adotam modelos de avaliação a respeito do retorno financeiro que esses programas podem trazer e também não apresentam indicadores claros e objetivos para essa finalidade.