Profa. Dra. Rosália Maria Netto Prados - CEETEPS
Profa. Dra. Vania de Moraes - UNITAU
Prof. Dr. Paulo Roberto Prado Constantino - CEETEPS
LAMAS, J. S. Interdisciplinaridade
e o trabalho por projetos na educação profissional: um olhar sobre os
saberes docentes. 136 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento
da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza,
São Paulo, 2022
Esta pesquisa foi
desenvolvida no projeto Saberes e Trabalho Docente, da linha de pesquisa
Formação do Formador, do programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento da
Educação Profissional, cuja área de concentração é Educação e Trabalho.
Apresenta uma discussão sobre a interdisciplinaridade e o trabalho por projetos
na Educação Profissional, com olhar voltado para a formação docente.
Justifica-se a investigação no desafio contemporâneo de utilização de metodologias
ativas e práticas interdisciplinares no processo de ensino aprendizagem, nas
ações pedagógicas e na organização curricular. São objetivos do trabalho compreender
a percepção docente sobre o trabalho por projetos na Educação Profissional. Promover
a reflexão sobre como a prática interdisciplinar e o desenvolvimento de
projetos pode favorecer a construção de um saber globalizado e compreender como
a interdisciplinaridade é concebida e vivenciada por professores envolvidos em
projetos interdisciplinares, assim como as limitações e obstáculos da aplicabilidade
da prática interdisciplinar. A pesquisa é de natureza exploratória e descritiva,
de abordagem qualitativa e se dá em uma escola técnica, de uma instituição
pública de educação técnica e tecnológica, na cidade de São Paulo, na qual os
cursos oferecidos são em nível médio e articulados por projetos
interdisciplinares. Com base na fundamentação teórica
foram realizadas observação participante e entrevistas semiestruturadas. Para o
tratamento dos dados coletados foi aplicada a análise temática. O estudo baseia-se
em concepções teóricas sobre interdisciplinaridade, currículo, método de
projetos e saberes e práticas docentes. Assim, a pesquisa
gerou o produto: uma proposta de formação continuada sobre
interdisciplinaridade e trabalho por projetos no fazer docente. Considera-se, a
necessidade de subsídios teórico metodológicos para auxiliar na compreensão dos
professores sobre a prática interdisciplinar e o desenvolvimento de projetos
interdisciplinares.