Gestão de desempenho e indicadores múltiplos: de uma universidade corporativa

Data de Apresentação:15/12/2010 Autor: William Ervedeira Maillaro
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Formação Tecnológica
Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior

Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior

Profª. Drª. Senira Anie Ferraz Fernandez

Prof. Dr. Arnaldo Turuo Ono

Este trabalho pretende caracterizar as questões que regem a gestão de desempenho dasuniversidades corporativas e apresentar os benefícios da implantação de um sistema demensuração para a mesma, baseado em propostas executivas que auxiliam o planejamento,execução, ação e controle. O estudo não levanta a questão apenas porque o tema de universidades corporativas vemcrescendo em importância no contexto das empresas, para o desenvolvimento de competências.

As organizações que pretendem competir em um ambiente cada vez mais permeado por mudanças em suas dimensões organizacionais e funcionais perceberam que as capacidades e competências adquiridas pelos colaboradores são fatores essenciais para construir vantagem competitiva.

Sendo assim, mais do que um simples modismo, a efetividade das universidades corporativas é vista também como processo de gestão do conhecimento nas organizações, bem como instrumento para a gestão do capital intelectual. Este processo tem sua eficácia comprovada por meio de inúmeros exemplos existentes em empresas privadas ou públicas. Sendo assim, as empresas estão se conscientizando deste importante recurso estratégico, como forma da gestão do desempenho e do desenvolvimento de critérios para mensurar esta gestão.

Neste trabalho, são abordadas as questões de gestão de universidades corporativas. Se por mapas estratégicos, de eficácia comprovada, como ferramenta de gestão estratégica, ou por outro método de indicadores, se faz necessário um modelo de gestão para argumentar o valor estratégico da universidade corporativa, como rentabilidade baseada na maximização do capital intelectual e na diminuição dos custos com gestão de pessoas.

Este trabalho foi elaborado por meio de estudo de caso, com a realização de entrevistas, aplicação de questionário e revisão bibliográfica, analisando a literatura, artigos de autores diversos que se relacionam com o assunto de modo a trazer ao estado da arte, o conhecimento disponível.

Procurou-se abordar o tema de uma forma focada no problema em interligar ferramentas de mensuração e indicadores a estratégia e performance das universidades corporativas. Desta forma, o uso de indicadores múltiplos, aqui nomeados de balanced scorecard, se implantados, poderão trazer um grande ganho competitivo para a gestão de universidades corporativas.

Aprendizagem Organizacional

Capital Intelectual