Profª. Drª. Helena Gemignani Peterossi
Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior
Prof. Dr. Jair Militão da Silva
O objetivo deste trabalho foi contribuir para a discussão sobre a formação tecnológica. Procurando entender se e como o atual cenário pode se constituir num sistema integrado e articulado de ensino que promova a inovação tecnológica, a competitividade e a empregabilidade para o ingresso da sociedade brasileira, com o mínimo possível de exclusão social, no rol da Sociedade do Conhecimento. Especificamente, estudar como se caracteriza a formação tecnológica à luz das necessidades que a construção dessa Sociedade impõe. E como contribui como resposta aos estímulos e às demandas das várias partes interessadas nessa construção.
Este trabalho foi elaborado através de uma pesquisa de cunho bibliográfico, acessando-se a literatura, documentos oficiais e de organizações internacionais, legislação e papers de autores diversos que se relacionam com o assunto; carregando esta dissertação um viés de análise vindo das Ciências Sociais Aplicadas e trazendo ainda a visão empírica dos problemas com que se defronta a formação tecnológica, pela experiência acadêmica do autor como professor e coordenador de cursos superiores de tecnologia.
Procurou-se: apresentar o macroambiente em que se situa o tema, analisar a formação tecnológica como resposta às demandas para a construção da Sociedade do Conhecimento e descrever o cenário de formação tecnológica que se tem no Brasil. Na conclusão foi abordada a discussão básica de e para onde esse cenário tende a se encaminhar.