Português Ingles Espanhol

Dissertação

Ensino técnico e leitura: o hábito de leitura do técnico em formação

DOWNLOAD COMPLETO
Data de Apresentação:24/06/2010 Autor: Durval Cordas
Curso:
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Linha de Pesquisa:
Formação Tecnológica
Orientador:
Profª. Drª. Helena Gemignani Peterossi
Contato:
mestrado@cps.sp.gov.br
Banca:

Profª. Drª. Helena Gemignani Peterossi

Profª. Drª. Edileine Vieira Machado

Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior

Resumo

O objetivo do trabalho é analisar o tipo de relação que se dá entre ensino técnico e leitura, tendo como enfoque mais específico o hábito de leitura do aluno do curso técnico, e discutir as possíveis vantagens do aprimoramento desse hábito para a formação técnica.

A hipótese da qual parte a pesquisa é a de que a leitura é aspecto relevante e não negligenciável de uma formação que vise o amadurecimento de técnicos como sujeitos da técnica, e não meros operadores de sistemas que se parecem mover por si mesmos, como se intrinsecamente dirigidos. Os sujeitos de pesquisa são alunos de cinco diferentes cursos técnicos de três instituições de ensino, uma privada e duas públicas, localizadas na Grande São Paulo.

O referencial teórico sobre a leitura tem como principais nomes Piaget, Vygotsky, Freire, Smith, Morais e Perissé. Uma outra série de especialistas fundamenta o tema da formação técnica, ao lado de documentos legislativos e de obras de caráter mais geral sobre o trabalho e a educação.

 

Ensino Técnico

Leitura

Tecnologia

Trabalho