Profª. Drª. Senira Anie Ferraz Fernandez
Profª. Drª. Ana Teresa Colenci Trevelin
Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior
O objetivo deste trabalho é procurar compreender a percepção que professores e alunos têm dos processos de ensino e de aprendizagem e de sua adequação à escola técnica. A escola técnica, como um dos locais onde ocorre a preparação dos técnicos de nível médio, tem como alunos pessoas de faixa etária heterogênea, que buscam uma profissão para ter maiores chances de emprego e melhores condições de trabalho, com a consequente melhoria de sua renda.
Os professores deste nível de ensino, por sua vez, são, via de regra, profissionais que continuam a exercer seu ofício de formação no mercado ou que o deixaram para se dedicar exclusivamente à docência; em sua maioria, têm o conhecimento técnico do conteúdo do curso, mas não a preparação pedagógica que lhes permita ter domínio das possibilidades de aprendizado dos alunos e das alternativas de formas de ensinar. Neste cenário é que se desenrola o processo de ensino e aprendizagem da escola técnica.
O trabalho contém pesquisa bibliográfica sobre o ensino e o aprendizado, sobre a escola técnica, os professores e sua formação para a docência. Esses subsídios norteiam a análise de pesquisa empírica feita com professores e alunos de uma ETEC do Centro Paula Souza, na qual o autor está inserido, como professor, na situação estudada.