Profª. Drª. Marcia Ito
Prof. Dr. Marcos Crivelaro
Profª. Drª. Maria Lúcia Pereira da Silva
Tratar das questões ambientais produzidas por uma sociedade em crescimento requer por parte de todos novos entendimentos, para que se tenha chances de ser efetivo no controle dos impactos ambientais produzidos pela humanidade. Muitas instituições públicas e privadas ao redor do mundo estão preocupadas e atentas a este grande desafio humano e procuram trazer novas propostas, tais como: a economia ecológica, a ecologia industrial, a economia verde e outras, para que consigamos ser uma sociedade sustentável.
Neste estudo, parte-se do princípio de que parcela importante da resposta para superar este novo cenário humano está sobre a gestão da cadeia de suprimentos. Para isto, inicia-se o entendimento de sua formação e o processo de geração do impacto ambiental por parte de uma cadeia de suprimentos.
Organiza-se, a partir de então, um modelo esquemático com esta representatividade. O uso das novas tecnologias e inovações científicas se fazem presentes para lidar com este novo contexto, imposto à sociedade contemporânea. O estudo busca aplicar o fator inovador, desenvolvendo a proposta de uma cadeia de suprimentos sustentável e orientada a serviço (css2), onde são abordadas simultaneamente as questões da sustentabilidade ambiental e da competitividade econômica.
Para solucionar tecnicamente esta proposição, aplica-se neste estudo novos conceitos que estarão formulando a dinâmica do modelo econômico, que é o desenvolvimento sustentável e a ciência de serviço (ssmed – service science, management, engineering and design). Com este foco busca-se representar um esquema estrutural e operacional associado à cadeia de suprimentos sustentável e orientada a serviço (css2), visando prover por meio deste instrumento técnico à indústria para lidar com todos estes desafios sistêmicos de forma estruturada. Para balizar e validar a proposição de uma cadeia de suprimentos sustentável e orientada a serviço (css2) foi desenvolvido um estudo de caso em uma empresa representante da indústria de reuso.