Prof. Dr. Marcelo Duduchi Feitosa
Profª. Drª. Ana Gracinda Queluz Garcia
Prof. Dr. Aristides Novelli Filho
Este trabalho tem como proposta investigar a interface de ambientes para a Educação a Distância (EAD), Moodle, levando-se em consideração as questões que envolvem a Interação Humano-Computador (IHC), do ponto de vista da Usabilidade. Estes conceitos se relacionam com a avaliação de interface de usuários, considerada um dos elementos principais para o sucesso de sistemas de computação.
A avaliação das interfaces de ambientes de Educação a Distância é imprescindível frente ao crescimento da Educação a Distância, para assegurar a qualidade de uso destas interfaces aos aprendizes. A Avaliação de Usabilidade, especificamente a Avaliação Heurística, foi aplicada ao ambiente Moodle neste trabalho.
O resultado obtido serve de auxílio aos projetistas de interfaces de ambientes para a Educação a Distância na Educação Tecnológica e profissionais envolvidos na área de Interação Humano-Computador. Serve também como apoio quando da adoção de ambientes de Educação a Distância por instituições de Educação Tecnológica.