A percepção docente sobre o modelo de educação semipresencial utilizado no telecurso TEC – um programa de qualificação e habilitação técnica de nível médio, oferecido em escolas da rede pública estadual de educação

Data de Apresentação:26/11/2009 Autor: Paulo Roberto Bernardo da Silva
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Sistemas de Informação e Tecnologias Digitais
Profª. Drª. Marília Macorin de Azevedo

Profª. Drª. Marília Macorin de Azevedo

Profª. Drª. Helena Gemignani Peterossi

Prof. Dr. Luiz Santoro

A educação possibilita o processo de formação continuada, porém o sistema presencial de ensino mostra-se insuficiente para atender a demanda de formação e qualificação porfissional impostas pelas decorrentes mudanças sócio-econômicas.

Portanto, se faz necessário a utilização de alternativas educacionais, além do sistema presencial de educação, que permitam aos indivíduos a aquisição contínua de novas habilidades e competências, necessárias ao convívio social e profissional. Esse trabalho tem como objetivo analisar a eficácia da modalidade de educação semipresencial, sob a ótica docente, como um modelo educacional alternativo para o desenvolvimento de competências profissionais demandadas pelo mercado de trabalho.

Além do embasamento teórico, a pesquisa terá como cenário de estudos o Telecurso TEC, um programa de formação técnica de nível médio, de qualificação e habilitação profissional, oferecido aos alunos das escolas da rede pública do Estado de São Paulo, por meio de uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo, Fundação Roberto Marinho e o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Educação a Distância

Educação Técnica