PROGRAMA DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO: SABERES E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EM SISTEMAS PRODUTIVOS
Workshop Arranjos Produtivos Locais: Potencialidades e Desafios
Professores responsáveis:
Prof. Dr. Francisco del Moral Hernandez
Mestre e Doutor em Ciências da Energia pela USP, possui especialização em Planejamento Energético e graduação em Engenharia Elétrica pela Unicamp. Professor na área Gestão Ambiental e Eficiência Energética nas disciplinas Energia Não Renovável, Energia Eólica, Qualidade de Energia e Redes Inteligentes. É professor da Pós-Graduação em Sistemas Produtivos, junto à linha de pesquisa Inovação e Sustentabilidade do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza -SP. (CEETEPS).
Prof. Dr. Cláudio Rodrigo Torres
Mestre e Doutor em Ciências em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá e possui graduação em Engenharia Elétrica. Professor na área de Automação Industrial. Também é professor da Pós-Graduação em Sistemas Produtivos, junto à linha de pesquisa Gestão da Produção e Operações do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza -SP (CEETPS). Desenvolve projetos de extensão junto às comunidades quilombolas de Barra do Turvo-SP desde 2010.
Descrição da atividade: O Workshop terá como eixos a apresentação de conceitos essenciais e relatos de experiências contextualizando o conceito de Arranjos Produtivos Locais (APLs), aproveitamento e uso sustentável de recursos naturais. Envolverá atividades direcionadas de debate entre os participantes sobre Pesquisa Participante, Pesquisa–Ação, Planejamento Participativo e Políticas Públicas disponíveis e alinhadas com os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável). Haverá atividade utilizando a metodologia GIBI para mapeamentos/diagnósticos ambientais participativos associados a APLs.
Objetivos: Entender e problematizar conceitos aderentes a arranjos produtivos locais em ambiente comunitário e participativo tais como Pesquisa e Planejamento Participativo, Pesquisa-Ação e elaboração de diagnósticos participativos orientados para identificar potencialidades.
Data e horário: 28 e 29 de novembro 2024, das 8h30 às 12h30
Carga horária: 8 horas (2 encontros);
Modalidade: Encontro síncrono online.
Recursos Necessários: Computador ou notebook com MS Excel instalado, conexão de internet, câmera e microfone.
Local: Ambiente Virtual de Aprendizagem da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa - Centro Paula Souza (Microsoft Teams).
Público-alvo: Estudantes
de Graduação e Pós-Graduação, profissionais com formação e interesse
nas áreas tecnológicas, ambiental e áreas afins, que desejam entrar em
contato conceitual e prático para o desenvolvimento de ações
relacionadas a eficiência energética, conservação da energia,
sustentabilidade e desenvolvimento de projetos associados ao tema,
através de conexões com educação ambiental, com diagnósticos nos
ambientes produtivos e com educação no uso eficiente de energia.
Número de Vagas: 40
A relação dos candidatos convocados estará disponível, em até 3 dias, antes do início da atividade. Para consultar, utilize o menu: PROGRAMA DE EXTENSÃO > LISTA DE CONVOCADOS.
Inscrições: Para fazer a inscrição na atividade, clique aqui!ARAÚJO FILHO, Targino . THIOLLENT, Michel Jean-Marie Metodologia para Projetos de Extensão: Apresentação e Discussão; Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – São Carlos: Cubo Multimídia, 2008.
BALDISSERA, A. (2012). PESQUISA-AÇÃO: UMA METODOLOGIA DO “CONHECER” E DO “AGIR” COLETIVO. Sociedade Em Debate, 7(2), 5-25. Disponivel em https://revistas.ucpel.edu.br/rsd/article/view/570
CHEDID, Flavio, F. A., Francisco Del Moral Herna?ndez --, Henrique Tahan Novaes --, Renato Dagnino, Ricardo Antunes, F. R. e. C. P. -., Fernanda Santos Arau?jo e Vicente Nepomuceno. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nu?cleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social. (2018). Tecnologia para o desenvolvimento social: Dia?logos Nides-UFRJ .
Disponível em https://nides.ufrj.br/images/Imagens/programas/SOLTEC/Publicacoes/LivroComCapa_BaixaRes.pdf
FALS-BORDA, O. Knowledge and people's power Nova Delhi: Indian Social Institute, 1985.
FALS-BORDA, O.; RAHMAN, M. A. (Orgs.). Action and knowledge: breaking the monopoly with participatory action research. Londres: Intermediate Technology, 1991.
THIOLLENT, Michel (Org). Extensão Universitária: Conceitos, Métodos e Práticas. Editora UFRJ: Rio de Janeiro, 2003.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 13a edição. São Paulo: Cortez, 2004. [Introdução e Capítulo 1 - Estratégia de Conhecimento - p.7-45].