Professor Responsável: Profa. Dra. Rosália Maria Netto Prados
Doutora em Semiótica e Linguística Geral, pela Universidade de São Paulo (USP); tem pós-doutorado em Ciências da Comunicação (ECA-USP); é professora da UPEP-CEETEPS, no programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional.
Descrição da atividade: Trata da apresentação de estratégias de leitura, de interpretação de textos e de escrita, para o desenvolvimento da argumentação, bem como recursos da composição textual nas pesquisas.
Objetivos:
• Contribuir para o desenvolvimento da produção científica;
• Atualizar alguns dos conhecimentos sobre linguagem escrita e redação científica aplicada ao trabalho institucional e acadêmico;
• Apresentar técnicas de leitura, interpretação de textos e da escrita científica.
Data e horário: Sextas-feiras 07/06/24 e 14/06/24, das 14h00 às 17h00.
Carga horária: 6 horas (2 encontros de 3h)
Modalidade: Encontro síncrono online.
Recursos Necessários: Computador ou notebook com MS Excel instalado, conexão de internet, câmera e microfone.
Local: Ambiente Virtual de Aprendizagem da Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa - Centro Paula Souza (Microsoft Teams).
Público-alvo: Estudantes de pós-graduação e professores do CEETEPS e de outras instituições; profissionais e demais interessados sobre o assunto.
Número de Vagas: 40.
Certificação: Os participantes receberão um certificado emitido pela Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Paula Souza. O certificado deverá ser acessado neste mesmo site, pela guia Imprimir Certificado de Atividade Concluída.
Investimento: Gratuito.
A relação dos candidatos convocados estará disponível, em até 3 dias, antes do início da atividade. Para consultar, utilize o menu:
PROGRAMA DE EXTENSÃO > LISTA DE CONVOCADOS
Inscrições: Para fazer a inscrição na atividade, clique aqui!
Referências básicas:
ABREU, Antonio Suárez. Curso de redação. 11ª. ed. São Paulo: Ática, 2002.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BURKE, Peter. Uma História Social do Conhecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3ª ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2009.
GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
KOCH, Ingedore G. Villaça. Argumentação e Linguagem. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez, 1987.
MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (orgs). Introdução à Linguística 1 e 2. São Paulo: Cortez, 2001.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 10ª.ed. São Paulo: Cortez, 2005.