Boas Práticas Escolares na Educação Profissional e Tecnológica:
Subsídios para uma Gestão Escolar Baseada em Evidências
Professor responsável: Prof. Dr.Michel Mott MachadoProfa. Dra. Isabel José Fialho: Professora Associada do Departamento de Pedagogia e Educação – Escola de Ciências Sociais – Universidade de Évora (U. Évora, Portugal). Diretora da Pós-Graduação em Inspeção da Educação (U. Évora). Tem participado em projetos de consultoria e formação em São Tomé e Príncipe e na Guiné Bissau, além de programas nacionais do Ministério da Educação (Portugal). Doutorada em Ciências da Educação (U. Évora).
Prof. Dr.Marco Wandercil da Silva: Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Líder do Grupo de Estudo ABC da Educação. Doutorado em Educação – Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), com pós-doutorado em Administração (Universidad de Tarapacá de Arica – UTA, Chile).
Prof. Dr. Edilvaldo Cesar Camarotti Martins: Supervisor de Ensino da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Foi coordenador pedagógico na rede estadual de ensino, São Paulo. Mestrado e Doutorado em Educação, PUC-Campinas.
Prof. Me. Fioravante Castellani Neto: Professor na Escola Técnica [Etec] Bento Quirino, CEETEPS. Foi coordenador de projetos do Grupo de Supervisão Educacional (Regional Sul Campinas), CEETEPS. Mestre em Educação, PUC-Campinas.
Profa. Ma. Laismayra da Silva Costa: Professora e coordenadora na Etec Parque da Juventude, CEETEPS. Mestra em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, CEETEPS.
Descrição da atividade:
A fim de suscitar o aperfeiçoamento científico, tecnológico e profissional, no campo da administração/gestão da educação, e como desdobramento do projeto de pesquisa “Eficácia e Melhoria Escolar na Educação Profissional e Tecnológica”, considera-se relevante o debate acerca de estudos voltados às boas práticas escolares ligadas à melhoria da aprendizagem, mensurada por meio de avaliações, dentro do campo da eficácia escolar. Nessa direção, propõe-se a reflexão sobre: boas práticas escolares; práticas de organização e gestão da escola e suas influências sobre a aprendizagem; fatores de alto desempenho; eficácia escolar e seus processos; pesquisas que focalizam boas práticas escolares no contexto da Educação Profissional e Tecnológica.
Objetivo:
Discutir sobre as boas práticas escolares no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica.
Data e horário: 18/10/2024 (6ª. Feira) - das 13h00 às 15h30 (horário de Brasília)
Carga horária: 2 horas e 30 minutos (1 encontro)
Modalidade: Encontro síncrono online
Recursos Necessários: Computador ou Notebook com conexão de internet, Câmera e Microfone.
Local: Ambiente Virtual de Aprendizagem da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa - Centro Paula Souza (baseado no Microsoft Teams).
Público-alvo: Professores, gestores educacionais e funcionários técnico-administrativos que atuam na área da educação, estudantes de diferentes áreas da pós-graduação.
Número de Vagas: 50
Certificação: Os participantes inscritos receberão o certificado emitido pela Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Paula Souza. O certificado deverá ser acessado neste mesmo site, pela guia: "Imprimir Certificado de Atividade Concluída".
Investimento: Gratuito
A relação dos candidatos convocados estará disponível, em até 3 dias, antes do início da atividade. Para consultar, utilize o menu:
PROGRAMA DE EXTENSÃO > LISTA DE CONVOCADOS
Inscrições: Para fazer a inscrição na atividade, clique aqui!
Referências básicas:
BROOKE, Nigel; SOARES, José Francisco. (Orgs.). (2008). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG.
FIALHO, Isabel; VERDASCA, José; CID, Marília; FAVINHA, Marília. (Orgs.). (2014). Políticas educativas, eficácia e melhoria das escolas. Évora: Centro de Investigação em Educação e Psicologia – Universidade de Évora (CIEP-UE).
LEONARDO, Natália Moura; MACHADO, Michel Mott; AZEVEDO, Marília Macorin. (2023). Boas práticas escolares em tempos de pandemia COVID-19: um olhar para uma escola técnica estadual na cidade de São Paulo. Dialogia, n. 46, p. 1-27.
MARTINS, Edivaldo Cesar Camarotti.; CALDERÓN, Adolfo Ignacio. (2016). Boas práticas e elevado desempenho escolar em contexto de vulnerabilidade social com referência aos resultados do IDEB. Educação em Debate, Fortaleza, v. 38, n. 71, p. 130-144.
PAIVA-PEREIRA, Alessandra C. Matheus; WANDERCIL, Marco; GARCIA, Paulo Sérgio; NASCIMENTO, Luís Lopes. (2024). Gestão escolar em contexto vulnerável: gerenciando dados em prol da justiça social. Série-Estudos, Campo Grande, MS, v. 29, n. 65, p. 315-342.
TEODORO, Wanderson Luís; MARTINS, Edivaldo Cesar Camarotti; CALDERÓN, Adolfo Ignacio. (2021). Eficácia escolar e boas práticas em regiões socialmente vulneráveis: um estudo de caso. Revista Eletrônica de Educação, v. 15, p. 1-