Programa de Atividades de Extensão: Saberes e Práticas em Educação Profissional e em Sistemas Produtivos
Minicurso:
Capacidades absortivas individuais e a gestão de desempenho em educação
Professores:
Dra. Flávia Frate – Graduada, Mestre e Doutora em Administração - Universidade Presbiteriana Mackenzie, com ênfase e pesquisa na área das relações humanas e sociais das organizações, e foco de estudo em Aprendizagem Organizacional. Docente colaboradora no Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
Dr. Roberto Kanaane - Psicólogo Mestre e Dr. em Ciências – Universidade de São Paulo, Membro da Academia Paulista de Psicologia Professor e Orientador do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
Descrição da atividade:
- O Minicurso terá como âncoras:
· Desempenho Organizacional e Individual em Instituição de Ensino (IE).
· Aprendizagem dos indivíduos nas Instituições de Ensino.
· Focalizar as habilidades e atitudes voltadas à Sinergia Individual.
· Caracterizar as Capacidades Absortivas Individuais – CAI.
· Adquirir / Assinalar / Transformar / Aplicar.
· A aprendizagem exploratória e transformadora com ênfase no desenvolvimento Tecnológico e Institucional.
· Síntese e reflexão coletiva.
Objetivos:
· Promover a compreensão e apreensão das Capacidades Absortivas Individuais, visando impulsionar a inovação em IE.
· Conceber o Capital Intelectual, a comunicação institucional e a relevância de ideias inovadoras associadas às relações com a Capacidade Absortiva Individual – CAI; possibilitando a produção de conhecimentos e práticas profissionais associadas ao contexto das IE.
Datas e Horários: 20 e 22/08/2024, das 13:30 às 17:30hs
Carga horária: 8 horas (2 encontros)
Modalidade: Encontro síncrono online
Local: Ambiente Virtual de Aprendizagem Microsoft Teams da Unidade de
Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa - Centro Estadual de Educação
Tecnológica Paula Souza (CEETEPS).
Público – Gestores Educacionais, Diretores Acadêmicos e Administrativos, Coordenadores de Ensino, Coordenadores Pedagógicos, Docentes, Psicólogos, Pedagogos, Profissionais liberais voltados à Educação, Administradores e demais profissionais interessados em inovação e aprendizagem.
Número de Vagas: 40
Certificação e frequência: Os participantes inscritos receberão o certificado emitido pela Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Paula Souza.
O certificado deverá ser acessado neste mesmo site, pela guia: "Imprimir Certificado de Atividade Concluída".
Investimento: Gratuito.
A relação dos candidatos convocados estará disponível, em até 3 dias, antes do início da atividade. Para consultar, utilize o menu:
PROGRAMA DE EXTENSÃO > LISTA DE CONVOCADOS
Inscrições: Para fazer a inscrição na atividade, clique aqui!
Referências:
COHEN, W. M., & LEVINTHAL, D. A. Absorptive Capacity: A New Perspective on Learning and Innovation. Administrative Science Quarterly, 35(1), 128-152, 1990. Disponível em: https://doi.org/10.2307/2393553
DAROS, T. Porque inovar na educação? In: CAMARGO, F.; DAROS, T. (org). A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre, Penso, 2018.
FRATE, F. A influência da capacidade absortiva individual no comportamento ivovador no trabalho. Tese de Doutorado.Universidade Presbiterriana Mackenzie. São Paulo, 2021.Disponível em: https://dspace.mackenzie.br/items/fb97466f-45f4-41a8-ae39-254e2df6eee2
GUIMARÃES, J. Gestão educacional. Porto Alegre: SAGAH, 2017.
LUCK, H. A gestão participativa na escola. 11ª ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
JACOMOSSI, R. R., & FELDMANN, P. R. Boas pra?ticas de gesta?o e capacidade absortiva: impactos na produtividade das firmas. Revista de Administrac?a?o Contempora?nea, 24 (5), 432-447, 2020.
MAJHI, S. G., SNEHVRAT, S., CHAUDHARY, S., & MUKHERJEE, A. The synergistic role of individual absorptive capacity and individual ambidexterity in open innovation: a moderated-mediation model. International Journal of Innovation Management, 24(7), 1–30, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1142/S1363919620500838
MALVESTITI, R., ESTEVES, D. B. L., & DANDOLINI, G. A. A capacidade absortiva como feedback na sustentabilidade das organizac?o?es. Revista de Administrac?a?o Mackenzie, 22(1), 1-29, 2020. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/62660/a-capacidade-absortiva-como-feedback-na- sustentabilidade-das-organizacoes.
NAKAMURA, E.A.M.V., & ALMEIDA, J.M.S. Capacidade absortiva e inovação: estudo de caso em uma empresa de base tecnológica (EBT) do setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC). EMPRAD - Encontro dos Programas de Pós-graduação Profissionais em Administração. (Edição on-line), 2020. Disponível em: http://sistema.emprad.org.br/2020/arquivos/15.pdf.
OLIVEIRA, M.A.M. Gestão educacional: novos olhares, novas abordagens. 10ª ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
PARO, V.H. A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prática do diretor de escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 3, 2010. Disponível em: