Português Ingles Espanhol

Capacidades absortivas individuais e a gestão de desempenho em educação

Data Encerramento: 16/08/2024

Programa de Atividades de Extensão: Saberes e Práticas em Educação Profissional e em Sistemas Produtivos

Minicurso:

Capacidades absortivas individuais e a gestão de desempenho em educação

Professores:

Dra. Flávia Frate – Graduada, Mestre e Doutora em Administração - Universidade Presbiteriana Mackenzie, com ênfase e pesquisa na área das relações humanas e sociais das organizações, e foco de estudo em Aprendizagem Organizacional. Docente colaboradora no Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Dr. Roberto Kanaane - Psicólogo Mestre e Dr. em Ciências – Universidade de São Paulo, Membro da Academia Paulista de Psicologia Professor e Orientador do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Descrição da atividade:

- O Minicurso terá como âncoras:

·         Desempenho Organizacional e Individual em Instituição de Ensino (IE).

·         Aprendizagem dos indivíduos nas Instituições de Ensino.

·         Focalizar as habilidades e atitudes voltadas à Sinergia Individual.

·         Caracterizar as Capacidades Absortivas Individuais – CAI.

·         Adquirir / Assinalar / Transformar / Aplicar.

·         A aprendizagem exploratória e transformadora com ênfase no desenvolvimento Tecnológico e Institucional.

·         Síntese e reflexão coletiva.

Objetivos:

·         Promover a compreensão e apreensão das Capacidades Absortivas Individuais, visando impulsionar a inovação em IE.

·         Conceber o Capital Intelectual, a comunicação institucional e a relevância de ideias inovadoras associadas às relações com a Capacidade   Absortiva Individual – CAI; possibilitando a produção de conhecimentos e práticas profissionais associadas ao contexto das IE.

Datas e Horários: 20 e 22/08/2024, das 13:30 às 17:30hs

Carga horária: 8 horas (2 encontros)

Modalidade: Encontro síncrono online


Local:  Ambiente Virtual de Aprendizagem Microsoft Teams da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS).

Público – Gestores Educacionais, Diretores Acadêmicos e Administrativos, Coordenadores de Ensino, Coordenadores Pedagógicos, Docentes, Psicólogos, Pedagogos, Profissionais liberais voltados à Educação, Administradores e demais profissionais interessados em inovação e aprendizagem.

Número de Vagas: 40

Certificação e frequência: Os participantes inscritos receberão o certificado emitido pela Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Paula Souza. 

O certificado deverá ser acessado neste mesmo site, pela guia: "Imprimir Certificado de Atividade Concluída".

 

Investimento: Gratuito.

 

A relação dos candidatos convocados estará disponível, em até 3 dias, antes do início da atividade. Para consultar, utilize o menu:

PROGRAMA DE EXTENSÃO > LISTA DE CONVOCADOS



InscriçõesPara fazer a inscrição na atividade, clique aqui!

Referências:

COHEN, W. M., & LEVINTHAL, D. A. Absorptive Capacity: A New Perspective on Learning and Innovation. Administrative Science Quarterly35(1), 128-152, 1990. Disponível em: https://doi.org/10.2307/2393553

DAROS, T. Porque inovar na educação? In: CAMARGO, F.; DAROS, T. (org). A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre, Penso, 2018.

FRATE, F. A influência da capacidade absortiva individual no comportamento ivovador no trabalho. Tese de Doutorado.Universidade Presbiterriana Mackenzie. São Paulo, 2021.Disponível em: https://dspace.mackenzie.br/items/fb97466f-45f4-41a8-ae39-254e2df6eee2

GUIMARÃES, J. Gestão educacional. Porto Alegre: SAGAH, 2017.

LUCK, H. A gestão participativa na escola. 11ª ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

JACOMOSSI, R. R., & FELDMANN, P. R. Boas pra?ticas de gesta?o e capacidade absortiva: impactos na produtividade das firmas. Revista de Administrac?a?o Contempora?nea, 24 (5), 432-447, 2020.

MAJHI, S. G., SNEHVRAT, S., CHAUDHARY, S., & MUKHERJEE, A. The synergistic role of individual absorptive capacity and individual ambidexterity in open innovation: a moderated-mediation model. International Journal of Innovation Management, 24(7), 1–30, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1142/S1363919620500838

MALVESTITI, R., ESTEVES, D. B. L., & DANDOLINI, G. A. A capacidade absortiva como feedback na sustentabilidade das organizac?o?es. Revista de Administrac?a?o Mackenzie, 22(1), 1-29, 2020. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/62660/a-capacidade-absortiva-como-feedback-na- sustentabilidade-das-organizacoes.

NAKAMURA, E.A.M.V., & ALMEIDA, J.M.S. Capacidade absortiva e inovação: estudo de caso em uma empresa de base tecnológica (EBT) do setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC). EMPRAD - Encontro dos Programas de Pós-graduação Profissionais em Administração. (Edição on-line), 2020. Disponível em: http://sistema.emprad.org.br/2020/arquivos/15.pdf.

OLIVEIRA, M.A.M. Gestão educacional: novos olhares, novas abordagens. 10ª ed. Petrópolis: Vozes, 2014. 

PARO, V.H.  A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prática do diretor de escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 3, 2010. Disponível em: