Português Ingles Espanhol

Liderança e Afetividade: Convergências e Desempenho

Data Encerramento: 25/10/2023

PROGRAMA DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO: SABERES E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EM SISTEMAS PRODUTIVOS

No ato da inscrição, além dos dados pessoais, será solicitado uma cópia do RG em formato PDF. Providencie esse arquivo antes de iniciar a inscrição.

                             Minicurso Liderança e Afetividade: Convergências e Desempenho

Professores responsáveis:

Prof. Dr. Roberto KanaanePsicólogo, Pedagogo, Mestre em Psicologia Social, Doutor em Ciências, Professor e Orientador nas linhas                                                      de Pesquisa: Formação do Formador e Políticas Gestão e Avaliação.

Profa.. Ma. Rose Aparecida de FrançaMestre em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, Coordenadora Pedagógica na                                                                       Etec Dr. Emílio Hernandez Aguilar, Pesquisadora na área de Ensino e Aprendizagem.

Descrição da atividade: Engajar colaboradores perpassa por diversos pontos: cultura e clima organizacional, objetivos pessoais, plano de carreira, motivação, relacionamento interpessoal entre outros. Neste curso será destacada a relevância do relacionamento interpessoal no processo de liderança e seu impacto no engajamento de equipes. As atividades propostas têm o intuito de promover discussões acerca da temática a partir das experiências dos participantes, além de trazer contribuições de teóricos importantes que tratam da afetividade, comportamento organizacional e engajamento, com a finalidade de tornar as práticas de relacionamento interpessoal, conscientes e intencionais para melhoria do desempenho individual e coletivo.

Objetivos: Demonstrar a relevância do Processo de Liderança no ambiente educacional, institucional e corporativo como estratégia de engajamento e comprometimento dos envolvidos, tendo em vista a afetividade e os impactos sobre o desempenho individual e coletivo.

Data e horário: 25/10 e 27/10 - 13h30 às 17h30

Carga horária:   8 horas (dois encontros).

Modalidade: 
Encontro síncrono online.
 
Recursos Necessários: 
Computador ou notebook, conexão de internet, câmera e microfone.
 
Local: 
Ambiente Virtual de Aprendizagem da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa - Centro Paula Souza (baseado no Microsoft Teams).
 
Público-alvo: 
Docentes, Gestores, Coordenadores de Curso, Profissionais de Gestão de Pessoas, Líderes, discentes e demais profissionais voltados à liderança de equipes e ao relacionamento interpessoal no ambiente educacional e corporativo.

Número de Vagas: 30

Certificação e frequência: 
Os participantes inscritos receberão o certificado emitido pela Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Paula Souza. O certificado deverá ser acessado neste mesmo site, pela guia: "Imprimir Certificado de Atividade Concluída". A frequência mínima das atividades do Programa de Extensão é de 75%. No caso de uma atividade de duas aulas, a frequência é de 100%.

Investimento: Gratuito.

A relação dos candidatos convocados estará disponível, em até 3 dias, antes do início da atividade. Para consultar, utilize o menu: PROGRAMA DE EXTENSÃO > LISTA DE CONVOCADOS

InscriçõesPara fazer a inscrição na atividade, clique aqui!

Referências básicas para o minicurso de extensão: 

BARBOSA, M. A. C.; MENDONÇA, J. R. C.; CASSUNDÉ, F. S. A. A Interação entre o Papel de Professor-Gestor e Competências Gerenciais: percepções dos professores de uma Universidade Federal, Anais do Colóquio Internacional de Gestão Universitária, Mar del Plata, p. 1-15, dez. 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/136199/102_001 42%20t.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 31 Jul. 2023.

 BARBOSA, Milka Alves Correia; PAIVA, Kely César Martins de; MENDONÇA, José Ricardo Costa de. Papel social e competências gerenciais do professor do ensino superior: aproximações entre os construtos e perspectivas de pesquisa. Organizações & Sociedade, v. 25, p. 100-121, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/osoc/a/Tdfbq967XvVTxHxB6ssHXfQ/. Acesso em 28 Jul. 2023.

 BERGAMINI, C. W. Motivação nas organizações: nem todos fazem as mesmas coisas pelas mesmas razões. 7. ed. São Paulo,   Atlas,  2018. 

BRITO, L. M. P. et al. Perfil de competências gerenciais no Ensino Superior Tecnológico. Revista Ciências Administrativas, v. 18, n. 1, p. 189-216, 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4756/475647550007.pdf. Acesso em: 22 jul. 2023. 


CAVALCANTE JÚNIOR, F. C.; AMORIM, T. N. G. F. Competências do professor-gestor    e    sua    influência    no    desempenho organizacional. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, p.109-129, 2022. Disponível em https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/11168. Acesso em: 3 ago. 2023.

CHARAN, R.; DROTTER, S.; NOEL, J. Pipeline de Liderança. Tradução: Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Sextante, 2018.

  

KANAANE, R. Comportamento Humano nas Organizações: o desafio dos líderes no relacionamento intergeracional. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

 LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. 6. Ed. São Paulo: Heccus Editora, 2015.

 MOSCOVICI, F. Desenvolvimento interpessoal: treinamento em grupo.24. ed. São Paulo: Editora José Olympio, 2021.

 TONET, H. Desenvolvimento de Equipes. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009.

 VERGARA, S. C. Gestão de Pessoas. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2012.