Português Ingles Espanhol

Analisando séries televisivas

Data Encerramento: 31/08/2020

Oficina

Analisando séries televisivas 

Professor responsável:

Prof. Dr. Paulo Roberto Prado Constantino

Doutor e Mestre em Educação pela UNESP Marília. Licenciado em Música pela Universidade Estadual de Londrina. Professor do Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS).

 

Descrição da Atividade:

Trata-se de um projeto de extensão cultural, destinado à formação geral dos indivíduos.

Séries dramáticas de televisão apresentam um formato de narrativa relativamente novo, apresentando personagens inesquecíveis e momentos de reflexão e fruição estética da estatura de grande arte.

Em um contexto contemporâneo, as séries de televisão passaram a ocupar – no imaginário do público – o espaço que pertenceu ao cinema em décadas anteriores, como se verificava ao final dos anos de 1960 nos estudos de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron (2015). Isto se deu por diferentes razões: das temáticas abordadas à atualização do discurso audiovisual, das formas recentes de difusão e circulação que, para além das televisões por assinatura [a cabo], avançaram para as mídias físicas [DVD, Blu-ray] e os serviços de streaming [Netflix, HBO, Amazon Prime, Youtube, Hulu, Apple TV].

Nesta perspectiva, analisar aspectos simbólicos e formais do discurso audiovisual, o que inclui imagens em movimento e sons presentes nas séries de televisão, é um processo que abre janelas para múltiplas situações de informação e contextualização da arte, bem como maior compreensão das obras.

Empregam-se nesta proposta, como uma introdução à temática, fragmentos de séries televisivas que são ricos em possibilidades de análise, com variedade temática e material adequados aos participantes. Algumas das séries abordadas são: The Sopranos, Mad Men, Breaking Bad, Westworld, Chernobyl, Blackmirror, Mindhunter, Ozark e Hannibal.

 

Objetivos:

  • Possibilitar a compreensão e a experiência dos elementos fundamentais da linguagem audiovisual das séries, por meio da análise do discurso fílmico;
  • Auxiliar na formação do espectador crítico; que avalia, interpreta e (re) significa as informações audiovisuais exibidas;
  • Facilitar aos participantes as experiências de fruição estética, bem como o acesso à literatura especializada.