Professor responsável:
Prof. Dr. Paulo Roberto Prado Constantino
Doutor e Mestre em Educação pela UNESP Marília. Licenciado em Música pela Universidade Estadual de Londrina. Professor do Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS).
Descrição da Atividade:
Trata-se de um projeto de extensão cultural, destinado à formação geral dos indivíduos.
Séries dramáticas de televisão apresentam um formato de narrativa relativamente novo, apresentando personagens inesquecíveis e momentos de reflexão e fruição estética da estatura de grande arte.
Em um contexto contemporâneo, as séries de televisão passaram a ocupar – no imaginário do público – o espaço que pertenceu ao cinema em décadas anteriores, como se verificava ao final dos anos de 1960 nos estudos de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron (2015). Isto se deu por diferentes razões: das temáticas abordadas à atualização do discurso audiovisual, das formas recentes de difusão e circulação que, para além das televisões por assinatura [a cabo], avançaram para as mídias físicas [DVD, Blu-ray] e os serviços de streaming [Netflix, HBO, Amazon Prime, Youtube, Hulu, Apple TV].
Nesta perspectiva, analisar aspectos simbólicos e formais do discurso audiovisual, o que inclui imagens em movimento e sons presentes nas séries de televisão, é um processo que abre janelas para múltiplas situações de informação e contextualização da arte, bem como maior compreensão das obras.
Empregam-se nesta proposta, como uma introdução à temática, fragmentos de séries televisivas que são ricos em possibilidades de análise, com variedade temática e material adequados aos participantes. Algumas das séries abordadas são: The Sopranos, Mad Men, Breaking Bad, Westworld, Chernobyl, Blackmirror, Mindhunter, Ozark e Hannibal.
Objetivos: