O presente trabalho tem por objetivo analisar o impacto da era do conhecimento na atividade de RH. A metodologia aplicada dirigiu-se na pesquisa bibliográfica em busca de dados, informações contidas em publicações, livros e trabalhos científicos. O conceito de gestão do conhecimento, ou Knowledge Management, surgiu nas organizações no início da década de 1990, desenvolvido por Karl Sveiby, como uma área de atuação transversal correlacionadas com a gestão estratégica, teoria das organizações, sistemas de informação. Nas primeiras décadas do século XXI, ocorreu uma série de mudanças no campo socioeconômico e político, na ciência e tecnologia mundiais. O marco divisor desta mudança simbolizado pela queda do muro de Berlim, o fim do socialismo real e a predominância do capitalismo. O processo de globalização e a mudança geopolítica do mundo precederam as transformações tecnológicas e tornaram possível o surgimento da era da informação e posteriormente a gestão do conhecimento. Por outro lado, a necessidade de discutir as oportunidades e desafios que se colocam para países, regiões e setores, instituições e indivíduos associados na emergência e difusão de uma nova era: a da sociedade ou economia do conhecimento. As organizações que entenderam a gestão do conhecimento, não como um projeto, adotaram-na como um compromisso com o desenvolvimento sustentado de competências e trocas de experiências e conhecimentos estratégicos e abriram enormes possibilidades para os profissionais de RH em refinar o “Trabalhador do Conhecimento” dentro de políticas e práticas no desenvolvimento das pessoas para buscar ou permanecerem competitivas assegurando a sua sobrevivência numa era em que o conhecimento humano é o maior fator de competitividade.