Definição do Problema – Observamos alguns fatores importantes para o desenvolvimento deste projeto: variedade de SKUs (Unidade de Manutenção de Estoque, em português) nas lojas de varejo, aumento de lojas autónomas e rede de mercados de proximidade, alto custo com mão de obra para reposição, processo de reposição ineficiente e suscetível a ruptura de produtos.
Análise do Problema – Definimos categorias, de âmbito interno e externo, e aplicou-se a SWOT que contribuiu com o desenvolvimento de uma solução inovadora de abastecimento em gôndolas de supermercados.
Solução do Problema – Desenvolvemos um aplicativo multifacetado para otimizar a reposição de estoque. Utilizamos técnicas de monitoramento em tempo real, previsão de demanda com IA e gestão automatizada de repositores para reduzir custos e aumentar eficiência.
Resultados – Os resultados incluíram melhoria qualitativa na eficiência operacional de reposição de gondolas, redução de custos com mão de obra em ordem aproximada de 30% do custo com mão de obra de repositores, menor incidência de rupturas de estoque, e aumento na satisfação do cliente, impactando positivamente as dimensões econômica e social.
Avaliação e ações Aprendidas – Aprendemos a importância da integração de tecnologia na gestão de estoque e da comunicação eficiente entre lojistas e repositores para prevenir rupturas e otimizar recursos.