Português Ingles Espanhol

Monografia

Desenvolvimento de tela centralizadora de pendências do investidor

Autor:
Wagner Cordeiro da Silva
Curso:
MBA em Tecnologia e Inovação - MBT
Data:
24/06/2024
Contato:
wagner.cordeiro.silva10@gmail.com

Resumo

Definição do Problema – Um dos principais bancos privados do Brasil enfrentava um problema relacionado a investidores que não estavam em conformidade com os termos exigidos pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), gerando inúmeros incidentes e um processo burocrático para a resolução desses.

Análise do Problema – Para uma análise mais detalhada, utilizamos a ferramenta Power BI para extração da base de dados atual de clientes. Com a base extraída, pudemos filtrar todos os clientes não conformes e/ou com termos próximos ao vencimento, resultando em 60% dos clientes não conformes.

Solução do Problema – Com base na análise do problema e pensando em melhorar a experiência do usuário, foi desenvolvida uma tela centralizadora reunindo todas as pendências do investidor. Para este projeto, utilizamos a metodologia ágil Scrum para acompanhamento e desenvolvimento do software.

Resultados – Como principal resultado, conseguimos reduzir de 60% para 30% em apenas quatro meses pós-implantação.

Também coletamos feedbacks positivos e obtivemos uma nota de 4.7 na escala Likert com relação à nova tela centralizadora.

Houve uma redução no número de incidentes, permitindo que os funcionários possam se dedicar a outras tarefas. Avaliação e ações aprendidas – Focar sempre no cliente. Disponibilizar a nova tela para o público gradativamente nos permitiu aplicar correções ou melhorias sugeridas pelo público piloto. Envio de e-mail e push para promover a nova funcionalidade.


Usabilidade, Produtividade, CVM, Processo, Experiência

Usabilidade

Produtividade

CVM

Processo

Experiência