IANO, Itália A. Z. Como o planejamento e gerenciamento de projetos pode contribuir nos estudos e quais impactos positivos podem causar para minimizar a evasão escolar. f. Monografia MBA em gestão de projetos e processos organizacionais. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.
O presente trabalho tem por objetivo fazer um levantamento dos indicadores que motivam a evasão no ensino superior, através de uma visão geral, para compreensão desse contexto. Com base nos dados e indicadores coletados em uma instituição estadual de graduação tecnológica, procurou-se filtrar os casos de possíveis tratamentos internos, que possam auxiliar os ingressantes a permanecerem nos estudos. O objetivo foi verificar quais fatores observáveis influenciam a decisão discente de evadir no primeiro ano de curso e, utilizar de recursos de gestão de projetos e processos organizacionais, para gerar dados e informações pertinentes que auxiliem no enfrentamento da evasão escolar dessa instituição. A partir dos dados levantados na pesquisa bibliográfica, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa com base em entrevistas com sujeitos, compararam-se os dados com estudos já realizados nos últimos anos na instituição, verificou-se correlação entre eles e esses dados serão disponibilizados à gestão acadêmica e administrativa da instituição.