FERRARI, V. Aplicação dos recursos de gestão de projetos para avaliação de alunos na disciplina Máquinas Ferramenta 1. Monografia (MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais - EaD). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.
O presente trabalho tem por objetivo aplicar os recursos de gerenciamento de projetos em programa de avaliação de alunos na disciplina Máquinas Ferramenta 1 de um curso superior tecnológico em uma instituição pública de São Paulo. Escolheu-se uma pesquisa empírica pela possibilidade de obtenção de um número expressivo dos dados para a questão de pesquisa do projeto, pela facilidade de coleta de dados durante as aulas pelo próprio autor da pesquisa. A outra amostragem foi realizada por conveniência, com profissionais que exercem funções no Departamento de Mecânica da Faculdade de Tecnologia de São Paulo, para obtenção dos dados qualitativos necessários à obtenção dos objetivos da pesquisa, onde foi possível observar durante a pesquisa, um material que permite entender mais sobre as expectativas dos alunos e o que os mesmos esperam dos professores, de forma a gerar uma reflexão sobre a necessidade da busca por melhoria contínua, em aprimorar a avaliação de alunos, pois, estes necessitam estar cada vez mais preparados para iniciar no mercado de trabalho. Conclui-se que a técnica de ensino que utiliza projetos no processo de aprendizagem é considerada uma metodologia ativa inovadora chama PBL – Project Based Learning que estimula o aluno a protagonizar este processo e o direciona a resolver problemas.