GARCIA, C. B. Análise de inconsistências geradas via compensação digital de cheques em instituições financeiras. 41 f. Monografia (MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2013. Atualmente, o mundo empresarial está extremamente competitivo, tornando necessária a adaptação das organizações que desejam sobreviver a essa realidade às novas tecnologias. Esse quadro não é diferente para as instituições bancárias, que precisam acompanhar as tendências tecnológicas para evitar processos obsoletos e otimizar o atendimento de seus clientes. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a quantidade de inconsistências geradas durante a digitalização de cheques via projeto Gerenciamento Eletrônico de Documentos ou Gestão Eletrônica de Documentos (GED) em instituições bancárias no que tange a compensação, identificando que efeitos a utilização dessa nova tecnologia acarretará para o banco em questão e para seus clientes. Foi utilizada a metodologia de estudo de caso para avaliação desse quadro, com o objetivo de embasar as conclusões finais. Após avaliar por meio da amostragem de dados reais de um banco (denominado “X”) a relação dos cheques capturados em uma agência (denominada “Y”) durante o primeiro trimestre de 2013, o resultado obtido foi que a quantidade de cheques que acusaram inconsistências em contraste com o total de cheques capturados não representam uma margem alta de erro, minimizando o impacto ao cliente.