GAIJUTIS, O. S. Análise da Aplicabilidade do Guia Project Management Body of Knowledge (PMBOK) no Planejamento e Execução de Típicas Disciplinas de Engenharia. f. Monografia (MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.
Existe um consenso científico de que professores sofrem com consideráveis cargas de estresse, e que a maior parte desse estresse vem da sobrecarga de trabalho aliada à problemas de organização e planejamento (DAVOGLIO; LETTNIN; BALDISSERA, 2015). Isso se aplica a quaisquer das áreas docentes, tanto nas exatas como nas humanas. Contudo, em particular para as aulas de ciências exatas, especificamente nas engenharias e tecnologias, algumas das ferramentas ensinadas aos estudantes podem ser empregadas para o próprio planejamento docente. Nos referimos, especificamente, ao Guia PMBOK (PMI, 2013), que é muito frequentemente lecionado nas áreas de exatas, para planejamento de projetos de qualquer espécie. Neste presente estudo avaliou-se a viabilidade de se aplicar o PMBOK no planejamento docente de disciplinas típicas de engenharias. Afinal, as disciplinas podem ser consideradas como projetos não-cíclicos, de duração semestral ou anual, com começo e fim bem definidos – e isso também se aplica a outros projetos que professores cuidam, como orientação de trabalhos, horas-atividade específicas etc. Assim, este trabalho visou validar a aplicabilidade do PMBOK em projetos típicos de professores – o que inclui suas aulas. Foi desenvolvido um Modelo para início rápido, denominado Planilha de Planejamento de Projetos de Professores estilo PMBOK, o Modelo P5. Apresenta-se neste trabalho um exemplo aplicado do Modelo P5, o que permite, ao final, considerar que o PMBOK pode ser aplicado com sucesso nessa situação docente. Como resultado, além de redução de níveis de estresse propiciado pela melhor organização da rotina, tem-se ainda outros benefícios, como reaproveitamento de lições aprendidas e oportunidades de melhoria contínua. Um questionário sobre a rotina de planejamento professores foi respondido por professores diversos, confirmando o problema do estresse e desorganização, e também validando essa oportunidade de mitigar o estresse por meio de planejamento melhorado e otimizações em curso.