Data de Apresentação:22/04/2016 Autor: Romulo de Souza Fabrício Junior

Profª. Drª. Eliane Antonio Simões

Prof. Dr. Antonio César Galhardi

Prof. Dr. Dagoberto Hélio Lorenzetti

FABRICIO JUNIOR, R. S. Uma proposta de ferramenta para medir e diagnosticar a cultura da inovação em indústrias de produtos eletrônicos. 154 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2016.

A capacidade interna de gerar inovação é um fator fundamental e um diferencial para as empresas hoje em dia, principalmente para as indústrias de produtos eletrônicos, que participam de um mercado com competividade acirrada e onde novos equipamentos ou gadgets são lançados em prazos cada vez mais curtos. A cultura organizacional tem forte influência nesta capacidade e, por isso, ela tem recebido cada vez mais atenção da academia e dos empresários que desejam entender quais fatores devem ser trabalhados para se desenvolver uma comunidade mais inovadora. O objetivo desta pesquisa foi, por meio de uma revisão teórica e análise bibliométrica, encontrar as dimensões e respectivos elementos da cultura organizacional relacionados à inovação e à criatividade e construir uma proposta de ferramenta capaz de medir e diagnosticar a cultura de inovação dentro de indústrias de produtos eletrônicos. Para alcançar este propósito se utilizou um framework da metodologia científica chamada de Design Science Research que se baseia em três ciclos: o ciclo da relevância para se estudar o ambiente de aplicação e realização dos teste do artefato desenvolvido, o ciclo do rigor para se adquirir e contribuir com o conhecimento estruturado de uma pesquisa científica e o ciclo do design para se modelar e desenhar a ferramenta em si. Os resultados da pesquisa demonstram que o fortalecimento de uma cultura voltada para a inovação é uma atividade complexa e que exige grande esforço por haver diversos aspectos a serem considerados. A ferramenta encontrou vários elementos culturais que foram definidos em forma de constructos e agrupados em onze dimensões que podem ser medidos e direcionar os empresários no fomento de uma organização inovadora.

Cultura Organizacional

Design Science Research

Dimensões da cultura da inovação

Elementos da inovação