Uma contribuição ao processo de certificação de competências profissionais

Data de Apresentação:23/06/2006 Autor: Rogério Teixeira
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Formação Tecnológica
Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior

Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior

Profª. Drª. Sylvia Helena Souza da Silva Batista

Profª. Drª. Helena Gemignani Peterossi

A certificação de competências profissionais é um processo presente em diversos paises, em especial na Europa e Estados Unidos, desde os anos 80. No Brasil, diferentemente de outros paises em desenvolvimento que já a adotam, é um processo recente, que ganhou destaque a partir da instituição da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394/96.

A certificação profissional representa uma oportunidade inestimável de reconhecimento de capacidades e habilidades para grande parte da população que chega a desenvolver conhecimento de maneira própria, através do autodidatismo e de suas experiências, sem necessariamente, ter cumprido completamente o rito legal de formação escolar.

A presente dissertação procura contribuir para a formalização do processo de certificação profissional brasileiro, baseando-se em competências e, oferecer subsídios indicadores para a futura atuação das entidades certificadoras.

Certificação Profissional

Formação Profissional