Profª. Drª. Marília Macorin de Azevedo
Prof. Dr. Alfeu Vitelli Marinho Filho
Prof. Dr. Mauricio Amaral de Almeida
Estudos realizados pelo Ministérido da Saúde demonstram que para o Brasil atingir a meta da OMS em 2010 é preciso aplicar métodos preventivos e promover a saúde bucal. Além disso, o tratamento odontológico é cercado por uma associação à dor, que gera um estresse ao paciente e a sua fuga à busca de soluções destes problemas, necessitando-se informar, conscientizar e motiva-lo com recursos atuais e tecnológicos, e assim atrai-lo para cuidar e tratar destas enfermidades, levando a uma melhor qualidade de vida.
Desta maneira este trabalho propõe desenvolver um jogo do tipo serious para a disseminação e conscientização da população infantil sobre a saúde bucal. Para isto foi necessário um estudo científico das diversas fases de aprendizado da criança, conforme a sua idade para um melhor aproveitamento da ferramenta. Ultilizou-se mapas conceituais para elaborar o conceito de produção e pré-produção deste jogo. Além disso, foi utilizado a combinação da técnica de casos de uso, roteiros de cinema e televisão e árvores narrativas para a elaboração e organização da história do jogo.
O desenvolvimento de um framework para facilitar o acréscimo e mudanças da organização das cenas foi feito ao analisar os roteiros elaborados a partir dos casos de uso. Realizou-se um protótipo para testar e garantir que a jogabilidade fosse divertida, atraente e prática. Sua avaliação foi por meio de questionários aplicados em 40 pedagogos que são responsáveis pela educação formal das crianças, 31 dentistas que são os mais interessados pela saúde bucal e 44 responsáveis que desejam o ideal e o melhor para os seus filhos. Obteve-se 90% de aprovação do protótipo possibilitando o início da fase de produção do jogo com a premissa de que o serious game proposto é uma alternativa de conscientização para a prevenção odontológica.