Prof. Dr. Marcelo Duduchi Feitosa
Prof. Dr. Eliseu Coutinho de Macedo
Prof. Dr. Aristides Novelli Filho
Como parte da formação básica nos cursos da área de computação, temos as disciplinas relacionadas ao ensino de algoritmos e programação de computadores.
Nestas disciplinas, muitos alunos ingressantes encontram sua primeira e maior dificuldade relacionada à lógica de programação. Esta dificuldade tem sido apontada como uma das principais causas para a reprovação e, até mesmo, a desistência de alunos.
Diante desta problemática existem diversas ferramentas para o auxílio ao ensino de lógica de programação, porém estas ferramentas não permitem um processo de aferição sobre a aprendizagem de cada aluno.
O presente trabalho propõe e discute um processo de apoio ao ensino de programação de computadores que faz uso de uma ferramenta computadorizada para compor problemas de raciocínio lógico.
Para isto, mostra a construção e aplicação da avaliação em que se baseia o processo fazendo a correlação entre o desempenho dos alunos em uma disciplina de introdução à lógica de programação e o resultado da avaliação realizada com o uso da ferramenta computadorizada e analisando a avaliação e o processo com base nos resultados encontrados.