Um framework para implantação do sistema toyota de produção - STP em centros de distribuição.

Data de Apresentação:07/05/2019 Autor: Fernando José Bussola
Gestão de Sistemas Produtivos
Prof. Dr. Antonio César Galhardi

Prof. Dr. Antonio César Galhardi

Prof. Dr. Wagner Cézar Lucato

Prof. Dr. Fabrício José Piacente

BUSSOLA, F. J. Um framework para implantação do STP em Centros de Distribuição. 94 f. Dissertação Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Processos Produtivos. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2019.

O conceito lean tem suas raízes na produção em massa, oriundo da indústria automotiva e mais famoso com a Toyota no Japão. Depois da Segunda Guerra Mundial com um país destruído e uma economia abalada, adota-se como estratégia operacional a busca e eliminação de desperdícios e a melhoria contínua, que é nomeado como Sistema Toyota de Produção (STP) ou Lean Manufacturing (manufatura enxuta). A adoção dos métodos de melhoria contínua e cultura enxuta, utilizadas em indústrias, tem sido pouco documentada nos Centros de Distribuição e pela análise bibliométrica revelou tal gap de pesquisa. Soma-se a isso, o fato se que esses métodos são difíceis de implementar em empresas do setor de distribuição, devido à alta variação da demanda pelos clientes, o elevado grau de participação humana e a repetição de atividades mecânicas nos processos. O presente trabalho tem por objetivo apresentar um framework para adotar práticas enxutas em um Centro de Distribuição. O relato de experiência apresentado foi utilizado como mapa mental para desenvolver, testar e refinar a metodologia, culminando no estabelecimento de um framework, para implantação do Sistema Toyota de Produção em Centros de Distribuição de qualquer natureza. O relato de experiência apresentou os resultados da implantação do STP em um Centro de Distribuição, onde se destacam o aumento da eficiência operacional (produtividade, espaço e fluxo), redução de estoques, aumento na confiabilidade e disponibilidade de unidade de manutenção de estoque (SKU = Stock Keeping Unit), e nível de atendimento.

Sistema Toyota de Produção

Centro de Distribuição