Prof. Dr. José Manoel Souza das Neves
Prof. Dr. Napoleão Verardi Galegale
Prof. Dr. Cesar Augusto Cardoso Caetano
BARCELOS, A. Similaridade dos processos que compõe os principais modelos de referência utilizados na gestão de serviços terceirizados de TI: Uma survey com fornecedores e clientes. 188 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologiaem Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo,2015.
A presente dissertação tem por objetivo entender o grau de concordância e de importância dosprocessos, relacionados a prestação (Empresa) e contratação (Cliente) dos serviços de terceirização de TI. Por meio da identificação e da comparação dos processos pertencentes aos modelos de referência CMMI, PMBoK, PRINCE2, COBIT 5, ITIL v3, eSCM-CL, eSCMSP, BSC, Seis Sigma, ISO/IEC 27001, ISO/IEC 27002, Basileia III e SOX, utilizados pelas empresas prestadoras e contratantes de serviços de TI, serão identificados os processos similares entre os modelos estudados. As empresas clientes estudadas nesse trabalho serão do segmento bancário, as quais foram escolhidas por meio da realização de uma pesquisa tipo survey, onde verificou qual o segmento mais atendido pelas empresas prestadoras de serviços de outsourcing de TI. A pesquisa é descritiva e foi realizada em quatro fases utilizando-se de uma abordagem quantitativa. A amostragem será não probabilista, obtida por conveniência do pesquisador.