Profª. Drª. Senira Anie Ferraz Fernandez
Profª. Drª. Ana Teresa Colenci Trevelin
Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior
O Brasil vive um momento singular na história do seu desenvolvimento devido à geração e ingresso de recursos financeiros para investimento, eventos mundiais que se realizarão e uma economia forte, mas o que poderia parecer um ótimo cenário de grandes oportunidades de emprego para os brasileiros está se tornando um problema para o país devido à escassez de profissionais capacitados. O desenvolvimento econômico e social de uma nação se faz por um projeto nacional estrategicamente estabelecido e pelo alinhamento dos fatores fundamentais que lhe darão suporte.
Entre eles a Educação, e em especial a Educação Profissional, cuja responsabilidade fundamental é a geração e disponibilização das competências necessárias para a boa consecução dos objetivos e metas estabelecidos. Após um ciclo de grandes mudanças, entre elas, a expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica ocorrida nos últimos dez anos este trabalho busca apresentar um panorama atual da Educação Profissional e Tecnológica brasileira na ação dos Institutos Federais de Educação Técnica e Tecnológica no Estado de São Paulo e alguns problemas decorrentes dessa expansão.
Em auxílio à montagem deste cenário, além de um levantamento bibliográfico sobre o assunto, são apresentadas algumas pesquisas e entrevistas recentes sobre o reconhecimento atual do tecnólogo pelas empresas, instituições de ensino e órgãos de classe, a situação atual dos docentes nos Institutos Federais após a expansão e um levantamento da oferta de cursos tecnológicos públicos no Estado de São Paulo e sua adequação ao perfil econômico das regiões próximas. Pretende-se, dessa forma, que esta pesquisa apresente informações que auxiliem na discussão dos planejamentos das políticas públicas atuais referentes à Educação Profissional Técnica e em especial Tecnológica.