Prof. Dr. Alexandre Formigoni - CEETEPS
Prof. Dr. Adriano José Sorbile de Souza - UNIFATEA
Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro - CEETEPS
POHLMANN, M.
N. Realidade aumentada aplicada a
treinamento e agilidade de set up em centro de usinagem. 76 f. Dissertação
de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos. Centro Estadual
de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2022.
Motivado pela necessidade presente em processos produtivos de
buscar ao máximo a redução do tempo de execução de atividades, o presente
trabalho dispõe-se a implementar a tecnologia da realidade aumentada em uma
máquina de uma fabricante de linhas de envase para indústria de bebidas.
Considerando o ponto de vista de um experiente operador que atua em uma máquina
ferramenta, essa tecnologia, considerada um dos pilares da indústria 4.0, passa
então a ser explorada de maneira que outros operadores também possam atuar
nesta máquina com eficiência e qualidade, mesmo com inexperiência. Para tal
implementação, o cenário escolhido foi da atividade de set up em um centro de usinagem. Dessa forma estipulou-se como
objetivo geral deste trabalho o desenvolvimento de um aplicativo de realidade
aumentada para treinar operadores para realizar set up em um centro de usinagem e como objetivos específicos
determinou-se: diminuir o tempo para a execução do set up; aumentar a qualidade do trabalho executado com a redução de
falhas nessa atividade e fomentar o uso da tecnologia da realidade aumentada na
produção industrial. A metodologia usada foi a Design Science Research,
pois a mesma utiliza-se do desenvolvimento de um protótipo ou artefato para a
resolução dos problemas pesquisados, adequando-se assim ao objetivo deste
trabalho. Como
resultado principal está a criação do aplicativo app-setup que fez uso da
realidade aumentada para fornecer informações importantes para a execução do set up do centro de usinagem que foi
escolhido para ser objeto do estudo em questão. O aplicativo teve como foco a utilização
em smartphones com sistema operacional Android e foi submetido à avaliação de
operadores com diferentes níveis de experiência na atividade com o intuito de
verificar se a questão de pesquisa foi respondida, ou seja, se ele tornou
possível o treinamento de novos operadores ou substitutos de maneira
satisfatória para a realização do set up
e se trouxe ganho de agilidade nesta atividade. As avaliações realizadas
tiveram como base as Heurísticas de Nielsen (1993) para validação do aplicativo
quanto à usabilidade e houve a medição dos tempos gastos na realização do set up antes e depois da utilização do
aplicativo, permitindo constatar que, além de o aplicativo ter sua eficiência
comprovada quanto ao treinamento dos operadores, já que operadores que não
sabiam executar determinadas etapas conseguiram executá-las, houve, também, ganho em termos de agilidade do
processo com reduções de 19% e 20% nos tempos de execução do set up entre os operadores que sabiam
realizar todas suas etapas.